Teleconsultoria

A Teleconsultoria do Telessaúde Bahia é um serviço que apoia os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), oferecendo orientações clínicas, organizacionais e educacionais (Telematriciamento), além de atuar no controle, gerenciamento e priorização dos encaminhamentos e fluxos assistenciais para serviços especializados (Telerregulação). O serviço contribui para a resolutividade no território e garante acesso adequado à Rede de Atenção à Saúde. Por meio da Teleconsultoria, os profissionais podem esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, condutas terapêuticas, ações de promoção e prevenção em saúde e organização do cuidado e fluxos assistenciais na APS. As solicitações devem ser realizadas pelo Sistema de Telessaúde e Telemedicina (STT) e podem ser respondidas por texto ou vídeo, conforme a necessidade do caso. O tempo estimado depende da especialidade ou serviço consultado, garantindo respostas qualificadas para apoiar o cuidado em tempo adequado.

MODALIDADES:
Assíncrona (via texto): o profissional envia sua pergunta pela plataforma do STT e recebe a resposta pelo teleconsultor por texto.
Síncrona (via vídeo): O profissional pode solicitar agendamento em tempo real para esclarecimento de dúvidas com o teleconsultor. Atualmente, esse serviço está disponível exclusivamente para médicos, na especialidade de Psiquiatria, por meio da equipe de teleconsultores da FMB/UFBA (Telepsiquiatria). Da mesma forma, os enfermeiros poderão discutir casos de pacientes com lesões nos pés (Pé Diabético) diretamente com a teleconsultora especialista do CEDEBA.
Telematriciamento na Atenção Primária à Saúde (APS): Cuidado, Gestão e Apoio ao Processo de Trabalho

Modalidade que oferece apoio clínico, organizacional e educativo às equipes da APS, auxiliando na qualificação das práticas e na tomada de decisão.

DIMENSÕES OFERTADAS:
Apoio Matricial: Discussão de casos clínicos, suporte à tomada de decisão e orientação para organização do cuidado nas principais demandas da APS.
Apoio à Gestão do Cuidado, Processo de Trabalho e e-SUS: Orientações sobre organização dos processos de trabalho na APS, uso qualificado do e-SUS APS, registros, indicadores e gestão do cuidado.
Educação Permanente em Saúde: Orientações para profissionais de saúde visando o desenvolvimento de ações educativas junto aos usuários, famílias e comunidades, promovendo o fortalecimento das práticas de promoção da saúde.
Materiais de Apoio para o STT
Manual de Autocadastro
Manual do Solicitante
Chat