TELEINDICA - SÍFILIS

A sífilis é uma infecção bacteriana, sexualmente transmissível, causada pela bactéria treponema pallidum. Pode se apresentar em estágios variados, como a sífilis primária, a secundária e latente recente, diminuindo gradualmente, e, com o passar do tempo, tornando-se latente tardia e terciária.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS e a Organização Mundial de Saúde – OMS, os casos vêm aumentando consideravelmente ano após ano no Brasil e no mundo. Em 2022,  mais de 1 milhão de casos foram registrados, atingindo um total de 8 milhões no mundo. 

O aumento das infecções por sífilis pode ser atribuído a diversos fatores, como a falta de conscientização sobre a doença, as disparidades no acesso aos serviços de saúde e na qualidade do diagnóstico e tratamento, além do persistente estigma associado às doenças sexualmente transmissíveis. 

Diante disso, reunimos materiais para auxiliar os profissionais de saúde na abordagem com sífilis. Confira o conteúdo em:

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA ATENÇÃO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST)

MANUAL TÉCNICO PARA O DIAGNÓSTICO DA SÍFILIS

NOTA TÉCNICA Nº 14/2023-.DATHI/SVSA/MS 1. ASSUNTO 1.1. DISPÕE SOBRE ATUALIZAÇÃO DA RECOMENDAÇÃO DO INTERVALO ENTRE DOSES DE BENZILPENICILINA BENZATINA NO TRATAMENTO DE SÍFILIS EM GESTANTES.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – SÍFILIS -2023 -SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE | MINISTÉRIO DA SAÚDE NÚMERO ESPECIAL |OUT. 2023

WEBPALESTRA: A ENFERMAGEM FRENTE A PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SÍFILIS EM GESTANTE E SÍFILIS CONGÊNITA

VIDEOAULA: SÍFILIS NA GESTAÇÃO

WEBINÁRIO – SÍFILIS EM GESTANTES E SÍFILIS CONGÊNITA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM MUNICÍPIOS BAIANOS

CARD SÍFILIS – INSTAGRAM

IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NO DIAGNÓSTICO DA SÍFILIS

PERGUNTA DA SEMANA – QUAIS EXAMES SOLICITAR APÓS TRATAMENTO DE UM PACIENTE COM SÍFILIS ADQUIRIDA?