Profissionais da medicina da Atenção Básica do Estado da Bahia podem contar com mais um serviço disponibilizado pelo Telessaúde: a Teleconsultoria síncrona em Psiquiatria. 

O novo serviço é fruto da parceria entre a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES; UFBA/EBSERH), o Núcleo de Telessaúde da Bahia e a Diretoria de Atenção Básica. Conta com a participação de docentes da FMB e de psiquiatras do Complexo HUPES. 

A Teleconsultoria ou teleinterconsulta síncrona em Psiquiatria representa uma expansão da teleconsultoria assíncrona e se caracteriza por uma discussão clínica através de videochamada entre o (a) médico (a) solicitante e o (a) psiquiatra (sem a presença do paciente/usuário). Esse formato permite a troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde de forma mais completa e aprofundada, favorecendo o auxílio diagnóstico e/ou terapêutico para casos clínicos mais complexos assistidos na Atenção Básica do Estado.

Para solicitar a Teleconsultoria síncrona em Psiquiatria, o profissional da medicina deve atuar na Atenção Básica e realizar o cadastro na Plataforma do Telessaúde, pelo link http://plataformatelessaude.saude.ba.gov.br/. Ao realizar a teleconsultoria, o profissional deve selecionar no campo “tipo de teleconsultoria” a opção “vídeo”. 

O tempo estimado para a marcação da teleconsultoria síncrona é de até 72 horas, contadas a partir do envio da solicitação para a plataforma do Telessaúde Bahia. Para isso, o solicitante deve relatar o caso clínico e explicitar a demanda de Teleconsultoria síncrona em Psiquiatria no pedido. O(a) teleconsultor(a) entrará em contato com o solicitante para agendar a data e horário da videochamada. 

No momento, os turnos disponíveis para a marcação de teleconsultoria síncrona em Psiquiatria são às segundas-feiras pela manhã e às quintas-feiras pela manhã.