Você sabe como tratar infecção do trato urinário recorrente em gestantes?

Infecção do trato urinário (ITU) é uma condição mais presente em mulheres e isso se deve às características anatômicas de sua genitália. Pode apresentar recorrência, também conhecida como infecção urinária de repetição e em gestantes ocorre devido estase da urina no trato genital, podendo resultar em complicações como pielonefrite e bacteriúria assintomática.

A ITU de repetição caracteriza-se por dois ou mais episódios de ITU na gestação, sintomáticos ou não e/ou duas infecções urinárias nos últimos seis meses ou três nos últimos 12 meses, antes do início da gestação. Nesses casos está indicada a profilaxia para prevenção considerando os riscos deletérios à vida do concepto. Algumas opções são a cefalexina 500 mg uma vez a noite, a nitrofurantoína 50 a 100mg/noite ou amoxicilina 250 mg/noite. Importante destacar que o tempo de uso deve ser de pelo menos até seis semanas após a gestação, e que a nitrofurantoína pode apresentar risco de hemólise no feto ou recém-nascido no terceiro trimestre da gestação.

O extrato de cranberry (vaccinum microcarpon), conhecido por desempenhar importante atividade antibateriana, é uma outra alternativa e que apresenta boa sensibilidade para os agentes P. aeruginosa e Proteus mirabilis. Estudos sugerem que para melhor eficácia desse extrato na prevenção de ITU seu tempo de uso deve ser de no mínimo 12 meses.

Importante salientar que a introdução de um tratamento deve levar em consideração seus efeitos, tolerabilidade, adesão terapêutica, disponibilidade de acesso e sobretudo no caso da ITU em questão o teste de sensibilidade por meio do antibiograma. Somado a isso, as gestantes devem ser acompanhadas por profissional de saúde para melhor orientação e evitar a automedicação.

REFERÊNCIA

Santos Filho OO, Telini AH. Infecções do trato urinário durante a gravidez. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. (Protocolo FEBRASGO – Obstetrícia, no. 87/ Comissão Nacional Especializada em Gestação de Alto Risco).

Conteúdista: Maurício Brito dos Santos – médico (UFBA), residente de Medicina de Família e Comunidade (FESF – SUS).

COMPARTILHE