Telessaúde passa a funcionar exclusivamente pelo novo STT Bahia

 

A partir de hoje, 11 de agosto, o STT Bahia (Sistema de Telemedicina e Telessaúde) passa a ser o sistema exclusivo para o funcionamento do Telessaúde Bahia. Com isso, os serviços de Teleconsultoria, Teleducação e suporte remoto ao Telediagnóstico serão operados unicamente por esse sistema, trazendo mais modernidade, segurança e eficiência para o apoio aos profissionais de saúde.

Vinculado à Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o Telessaúde entra em uma nova fase, marcando um importante avanço na qualificação dos serviços de saúde em todo o estado. Agora, o Telessaúde conta com uma tecnologia mais moderna, segura e flexível. Isso não só amplia o acesso aos serviços, como também fortalece a resolutividade das ações e aprimora a experiência dos profissionais de saúde em todo o território baiano. O uso dessa nova tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) também amplia a capacidade de atuação, permitindo maior organização dos fluxos, criação de novas ofertas e controle mais eficiente das ações.

Um dos principais diferenciais dessa nova fase é a disponibilização de suporte remoto assistido aos usuários do novo sistema, garantindo orientação técnica direta, qualificada e contínua para apoiar a atuação dos profissionais de saúde nas unidades. Essa assistência permitirá um atendimento mais eficaz e ágil, melhorando a experiência dos profissionais e a qualidade do serviço prestado à população.

Com o uso do STT, a Bahia passa a integrar uma comunidade nacional responsável por discutir e potencializar as tecnologias voltadas para telessaúde e telemedicina. A adoção do STT Bahia representa mais do que uma simples troca de sistema, trata-se de uma decisão estratégica que alinha o programa a um movimento nacional mais amplo, impulsionado pela Política de Saúde Digital do Brasil, e reforça o papel do estado como referência no uso qualificado das tecnologias digitais em saúde.

A coordenadora do Núcleo Telessaúde Bahia, Gladys Oliveira, enfatiza: “com esse sistema, damos um salto de qualidade na forma como os profissionais acessam e utilizam os serviços do Telessaúde. A tecnologia agora está ainda mais alinhada para conectar as redes de atenção, fortalecendo a resolutividade da Atenção Primária e garantindo um cuidado mais oportuno para as pessoas.”

Profissionais de saúde do SUS Bahia devem realizar o cadastro no sistema, que é obrigatório para ter acesso aos serviços a partir de hoje. O cadastro pode ser feito pelo link: https://administrativo.telessaude.ufsc.br/bahia/solicitar-cadastro.

Além disso, o Telessaúde Bahia agora conta com o Moodle Telessaúde Bahia, um ambiente onde será possível acessar cursos livres síncronos e assíncronos na modalidade a distância, oferecidos pela Teleducação, com garantia de certificação. Essa iniciativa amplia as oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais de saúde e demais interessados, sendo fundamental para o fortalecimento da saúde digital no estado.

COMPARTILHE
Chat