Telessaúde participa de oficinas de qualificação para fortalecer estratégias de vacinação contra poliomielite e sarampo na Bahia

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (SESAB), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), promoveu entre os dias 9 e 11 de julho, Oficinas para Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a Poliomielite e o Sarampo e para Utilização do e-sus APS – Módulo Vacinação.  As iniciativas tiveram como objetivo principal capacitar profissionais da Vigilância das equipes de Referências Técnicas de Imunização das Regionais de Saúde da Bahia.

Na oportunidade, os participantes foram instruídos sobre a utilização do e-sus APS – Módulo Vacinação, essencial para o registro e monitoramento das campanhas de vacinação no estado. Além disso, foram orientados a atuarem como agentes multiplicadores das estratégias aprendidas, visando um alcance mais efetivo nos municípios baianos.

É fundamental destacar que as Regionais de Saúde têm a responsabilidade de repassar os conhecimentos adquiridos durante a Oficina do MEV até 17 de julho aos seus respectivos municípios. Estes, por sua vez, devem executar o Monitoramento das Estratégias de Vacinação entre 22 de julho e 9 de agosto de 2024.

Gladys Oliveira, coordenadora do Telessaúde Bahia, enfatizou a importância dessas capacitações: “Esta iniciativa é de extrema relevância para fortalecer as atividades das apoiadoras regionais do Telessaúde Bahia. O MEV representa uma ferramenta crucial para localizar crianças não vacinadas ou com vacinação atrasada, reduzindo significativamente o risco de reintrodução do sarampo e da poliomielite no Brasil”.

Ao todo, 35 profissionais dos Núcleos e das bases da Vigilância foram capacitados durante as oficinas, demonstrando o compromisso do estado da Bahia em garantir uma cobertura vacinal ampla e eficiente, protegendo a população baiana contra doenças evitáveis por vacinação.