Telessaúde participa de Oficina para aprimorar atendimentos especializados a pessoas com deficiência no CEPRED

Nos dias 3 e 4 de agosto de 2023, ocorreu a Oficina de Integração e Fortalecimento dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e/ou Estabelecimentos Únicos em Reabilitação (EUR) da Região de Saúde da Pessoa com Deficiência da Bahia (RCPD-BA). O evento adotou o formato híbrido, combinando a plataforma Teams com atividades presenciais no Auditório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

A oficina teve como principal objetivo abordar questões relevantes relacionadas ao funcionamento dos serviços e ao acesso das pessoas com deficiência aos atendimentos especializados. Para alcançar esse objetivo, participaram do encontro os secretários de saúde dos municípios sede dos CER/EUR e as equipes gestoras dos Centros Especializados em Reabilitação da região de saúde.

Durante o evento, a enfermeira e telerreguladora do Telessaúde, Gladys Reis, apresentou o TELECEPRED, uma ferramenta que visa otimizar e qualificar o acesso de usuários no Centro Especializado em Reabilitação. O TELECEPRED foi desenvolvido para agilizar e facilitar o acesso às ofertas de reabilitação, proporcionando uma melhor experiência aos pacientes e seus familiares.

Gladys, destacou o papel valioso do Telessaúde para aprimorar a comunicação e o encaminhamento dos pacientes da Atenção Básica para os Centros Especializados em Reabilitação. O TELECEPRED possibilitou a comunicação da rede fortalecendo a atenção básica como coordenação do cuidado.

Durante a oficina, cada Centro Especializado em Reabilitação e Estabelecimento Único em Reabilitação teve a oportunidade de fazer uma breve apresentação, com duração máxima de 15 minutos. As apresentações abordaram temas como o fluxo de admissão no serviço, os municípios de abrangência, a demanda reprimida de assistência e concessão de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), além dos principais desafios enfrentados por cada unidade.

A RCPD-BA tem como objetivo aprimorar a qualidade e a regionalização do atendimento às pessoas com deficiência por meio dessa Oficina de Integração e Fortalecimento dos CER e EUR. A intenção é promover uma maior integração dos serviços e um melhor acolhimento dos pacientes, estabelecendo uma rede mais efetiva e qualificada de reabilitação.

Espera-se que as discussões e a troca de experiências realizadas durante a oficina contribuam para uma atuação mais efetiva na área da reabilitação, sempre buscando o bem-estar e a inclusão social das pessoas com deficiência no estado da Bahia. Bem como uma forma de ampliar o acesso aos serviços especializados, beneficiando um maior número de pessoas e fortalecendo a oferta de cuidados de saúde voltados para a reabilitação e a melhoria da qualidade de vida dos usuários do SUS.