Telessaúde e UFOB lançam série de videoaulas para capacitação de profissionais de saúde sobre fibromialgia na Atenção Primária à Saúde.

A fibromialgia é uma condição complexa que afeta milhões de pessoas globalmente e frequentemente é mal compreendida. Com o objetivo de ampliar o conhecimento e aprimorar a abordagem clínica dessa síndrome, o Telessaúde (Diretoria de Atenção Básica) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Patologia Investigativa (PPGPI) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), está promovendo uma série de três videoaulas essenciais sobre o tema.

Esta qualificação sobre fibromialgia é voltada para médicos(as), profissionais e gestores de saúde e estudantes que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades na gestão dessa condição complexa na Atenção Primária à Saúde. As videoaulas foram cuidadosamente desenvolvidas pelo Dr. Bruno H. S. Ramos, clínico da dor e pesquisador em fibromialgia pelo Programa de Patologia Investigativa da UFOB, com o objetivo de oferecer conhecimentos atualizados e estratégias práticas para melhorar o diagnóstico, tratamento e suporte aos pacientes com fibromialgia.

Detalhes das Videoaulas:

1ª Videoaula – A Fibromialgia na Atenção Primária à Saúde: Estratégias para Compreender a Síndrome das Dores (Nem Tão) Inexplicáveis

  • Nesta sessão inicial, são explorados os fundamentos científicos da fibromialgia, destacando a natureza complexa dos sintomas e a importância de uma abordagem biopsicossocial na APS.

2ª Videoaula – Diagnóstico da Síndrome Fibromiálgica na APS

  • Aprofundamos nos critérios diagnósticos da fibromialgia ao longo do tempo e discutimos os critérios diagnósticos mais recentes que podem auxiliar o manejo clínico na APS.

3ª Videoaula – A Dose Certa do Tratamento da Fibromialgia na APS

  • Abordamos as melhores práticas no tratamento da fibromialgia, incluindo os mais recentes avanços entre as terapias farmacológicas e não farmacológicas, bem como intervenções multidisciplinares mais atuais da síndrome fibromiálgica.

A qualificação é uma oferta autoinstrucional, pois permite que os participantes aprendam no seu próprio ritmo e apliquem os conhecimentos de maneira flexível e conveniente. Além disso, para suporte adicional, está disponível o serviço de teleconsultoria para responder dúvidas após a conclusão das videoaulas, garantindo a aplicação segura e eficaz do aprendizado na prática clínica.
Não perca a oportunidade de assistir a esses conteúdos e adquirir um aprendizado fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia na Bahia.

Assista às Videoaulas:

Playlist com todos os conteúdos: Telessaúde e UFOB – Fibromialgia na APS

Link para solicitar teleconsultoria: (https://telessaude.saude.ba.gov.br/)

COMPARTILHE