Profissionais da saúde de Itabuna recebem capacitação sobre o PNTC via teleconsultoria síncrona

O Telessaúde da Diretoria da Atenção Básica (DAB) e a Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB) realizaram, na última quarta-feira (17), uma teleconsultoria síncrona para coordenadores da área da saúde do município de Itabuna. O encontro objetivou dar orientações de como funciona o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

O PNCT é uma ação do Governo Federal que busca reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil, a partir da articulação de ações educativas, de comunicação, atenção à saúde, legislativas e econômicas.

Durante a reunião a distância, Daiane de França, da área Controle do Tabagismo da DGC/SESAB e coordenadora estadual do PNCT na Bahia, salientou a importância estratégica do Programa que é focado em três eixos: cuidado integral, educação e vigilância. “Essas frentes incluem a prevenção e promoção da saúde, a prevenção da iniciação ao tabagismo e proteção da exposição à fumaça, para evitar o consumo passivo, além da qualificação de profissionais de saúde e ações de monitoramento de consumo do tabaco e seus derivados”, destacou França.

 A teleconsultoria realizada foi solicitada pelo munícipio, que observou a necessidade de ampliar os conhecimentos dos profissionais que atuam com demandas voltadas ao tratamento do tabagista. Cabe a cada secretaria municipal de Saúde implementar o Programa em suas áreas de atuação. Itabuna está em processo de implantação do PNCT.

Os profissionais das áreas da Gestão do Cuidado e do Núcleo de Gestão do Trabalho em Saúde do município participaram da teleconsultoria, tiraram dúvidas e dividiram experiências sobre a temática apresentada. Para a teleconsultora de enfermagem Naiara Andrade, “essa atividade é importante devido ao impacto que causa na atualização profissional e, consequentemente, no atendimento à população”. Além de ser uma “aproximação entre as demandas dos profissionais e os serviços que o Telessaúde Bahia tem a oferecer”, complementa.

As teleconsultorias permitem que os profissionais e trabalhadores da Atenção Básica recebam esclarecimentos sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, materiais educativos, organização e gestão. As teleconsultorias são solicitadas via plataforma online do Telessaúde Bahia, e podem ser realizadas via texto ou vídeo.

COMPARTILHE