Telessaúde e Coordenação de Apoio e Desenvolvimento da Atenção Básica realizam treinamento do Sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Nos dias 14 e 15 de junho, foram capacitados 60 profissionais que fazem parte das 12 equipes de saúde da família da região do município de Santa Luz, Bahia, com foco na implantação do Sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O treinamento, parceria entre o Telessaúde Bahia e Coordenação de Apoio e Desenvolvimento da Atenção Básica (COAD/DAB/SESAB), foi dividido em dois momentos: um teórico, com a apresentação do e-SUS APS PEC; e, um prático, no qual os profissionais puderam utilizar o prontuário e tirar dúvidas. Dentre as profissões que estavam presentes, haviam recepcionistas das unidades de saúde, enfermeiros(as), técnicos de enfermagem, médicos(as) e dentistas.

“O Telessaúde Bahia vem desempenhando um papel crucial no fortalecimento da Atenção Básica, tendo como uma de suas prioridades, a qualificação dos registros dos atendimentos no e-SUS APS. A qualidade desses registros são fundamentais para embasar análises e tomar decisões relacionadas às políticas de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional. A participação nesse momento foi estratégica, considerando especialmente a implementação do PEC no município de Santa Luz. Os profissionais de saúde envolvidos no treinamento mostraram um grande interesse em aprender as funcionalidades dessa nova ferramenta de trabalho.”, enfatizou Daniela do Carmo, supervisora de projetos estratégicos de sistema do Telessaúde e uma das responsáveis pelo treinamento.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Sobre essa capacitação, Diego Rangel, apoiador Institucional, Referência para Macrorregião Centro-Leste (COAD/DAB/SESAB), avalia que “Essa atividade de qualificação in loco que foi desenvolvida de forma integrada entre a equipe de apoio institucional e o Telessaúde, foi muito estratégica para a discussão de alguns elementos que são estruturantes para a organização do processo de trabalho, que busca fortalecer uma oferta de cuidado mais ampliada e longitudinal, no âmbito da estratégia saúde da família. Quando a gente reúne diversas categorias profissionais dessas equipes, para que elas possam se debruçar sobre a a ferramenta, a gente amplia a discussão, indo além de uma discussão técnica de elementos de informatização ou unicamente da ferramenta do prontuário eletrônico. Pois, quando esses profissionais manuseiam o PEC, abrimos espaço importante para o debate sobre os elementos que compõe o processo de trabalho.”

e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB)
Acesse o link https://telessaude.saude.ba.gov.br/e-sus-bahia/ para mais informações sobre Notas Técnicas, Guias de Instalação e Acesso a Sistemas