Nilo Peçanha é o primeiro município a utilizar novo serviço de Teleinterconsulta
O Telessaúde Bahia, serviço da Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), deu mais um passo importante para fortalecer a rede de Atenção Primária em todo o estado. Nilo Peçanha, no baixo sul baiano, tornou-se o município pioneiro na utilização do novo serviço de Teleinterconsulta por meio do STT Bahia – Sistema de Telemedicina e Telessaúde.
A iniciativa tem como objetivo de fomentar, de forma síncrona, a aproximação de profissionais da Atenção Primária e especialistas da rede estadual, garantindo mais resolutividade e ampliando o acesso a cuidados de qualidade sem a necessidade de deslocamentos longos ou espera por regulação tradicional.
Nesta segunda-feira (8), foram realizadas as primeiras teleinterconsultas de angiologia, em parceria com o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA). Os atendimentos aconteceram diretamente da Unidade de Saúde da Família (USF) de Nilo Peçanha. Durante a consulta, o médico local discutiu o caso do paciente em tempo real com um especialista do CEDEBA, definindo juntos a conduta adequada – uma prática que alia agilidade, economia de recursos e eficiência no cuidado.
De acordo com a coordenadora do Telessaúde Bahia, Gladys Oliveira, a experiência marca um avanço estratégico para a saúde no estado. “A Teleinterconsulta é uma ferramenta que fortalece a Atenção Primária, porque o médico da ponta não está sozinho: ele conta com o apoio de especialistas para conduzir os casos de forma mais qualificada. Nilo Peçanha dá o exemplo de como a tecnologia pode aproximar, integrar e resolver, trazendo o cuidado para mais perto do cidadão”, destacou.
Esse serviço está disponível no STT Bahia, no módulo Conecta, com a oferta inicial de Teleinterconsulta para o cuidado ao pé diabético. A expectativa é que mais municípios possam aderir e se beneficiar da iniciativa, ampliando a regionalização da saúde e garantindo acesso mais rápido e efetivo a especialidades médicas.
Além de facilitar o acesso a especialistas, essa modalidade de atendimento tem um papel fundamental na melhoria do cuidado às pessoas com diabetes. O acompanhamento qualificado contribui para o aumento do registro do exame do pé diabético e ajuda a prevenir complicações graves, como amputações. Dessa forma, o Telessaúde se consolida como uma estratégia essencial para fortalecer a Atenção Primária e promover mais qualidade de vida para a população baiana.