Seminário promovido pela Atenção Básica destaca os avanços e experiências da Planificação no Estado.

No último dia 4 de dezembro de 2023, a Atenção Básica promoveu um seminário para apresentar os avanços e experiências da Planificação no estado. Realizado na Escola de Saúde Pública da Bahia e transmitido online pela plataforma Teams, o evento contou com a colaboração da Diretoria de Atenção Básica (DAB), do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS), além do apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, do Hospital Sírio Libanês e de outras diretorias parceiras.

O principal propósito do seminário foi aprofundar as discussões sobre as propostas implementadas e os progressos alcançados nos municípios participantes do programa PlanificaSUS. Reunindo profissionais e gestores da saúde, o evento proporcionou um espaço para a apresentação e  discussão de estratégias inovadoras, além de compartilhar experiências exitosas da planificação nos municípios baianos pilotos.

A mesa de abertura contou com a presença de importantes representantes, como Marcus Prates da  Diretoria da Atenção Básica/SESAB, Priscilla Bellazzi da Diretoria de Gestão de Unidades Consorciadas e Parceria Público-Privada – DGECOP, Emanuela Brasileiro de Medeiros do Hospital Israelita Albert Einstein, Carla Ulhôa da Assessoria Técnica do CONASS, Catarina Dourado representando a Diretoria de Atenção Especializada, Marcos Sampaio, Presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, e Stephan Sperling, coordenador do Projeto TeleNordeste – Hospital Sírio Libanês. Destacou-se, desde o início, a importância do trabalho colaborativo para o progresso do projeto PlanificaSUS no estado.

Emanuela Brasileiro, conduzindo a primeira apresentação, destacou o “Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC)” e sua influência na reorientação do modelo de atenção e organização da Atenção Primária à Saúde (APS) em rede com a Atenção Ambulatorial e Especializada (AAE). A experiência inovadora de integração das equipes da Estratégia de Saúde da Família com as policlínicas, garantindo cuidado abrangente para pessoas com hipertensão e/ou diabetes de alto e muito alto risco, foi evidenciada.  Trazendo a experiência de integração das equipes da Estratégia de Saúde da Família com as policlínicas do município de Valença ela ratificou o modelo como eficaz para garantir o cuidado “Os usuários compartilhados desfrutam de uma abordagem multiprofissional desde a primeira consulta, com cardiologistas, endocrinologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes sociais. Após o atendimento inicial, um Plano de Cuidados é elaborado em conjunto com o usuário e compartilhado com a equipe de saúde da família. Esse modelo, atualmente aplicado em diversas equipes, usuários compartilhados e estabilizados, vai além do atendimento direto, pois a policlínica de também se dedica a qualificar as equipes de saúde da família. ”

A programação incluiu ainda a apresentação de Marcus Prates sobre os “Resultados alcançados  e os desafios enfrentados pelo Estado da Bahia no projeto Planifica SUS no triênio 2021-2023”, proporcionando uma visão abrangente dos avanços obtidos.

Para Marcus, “Uma das melhorias perceptíveis, nas Regiões de Valença e Camaçari, regiões onde a Planificação da Atenção à Saúde está implantada, é a otimização do fluxo de atendimento nos municípios. Com a implantação do PlanificaSUS, os profissionais de saúde passam a trabalhar de forma articulada com as Policlínicas Regionais, o que evita a duplicação de esforços e garante uma melhor organização do atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos, cadastrados e com extratificação de risco realizada. Isso resulta em uma maior eficiência na prestação dos serviços e em uma redução do tempo de espera dos pacientes”

Stephan Sperling, coordenador do Projeto TeleNordeste – Hospital Sírio Libanês, encerrou o turno da manhã com a apresentação da “Linha de cuidado digital – atenção centrada nas pessoas”, abordando o TeleNordeste.

Na parte da tarde, uma roda de conversa e o compartilhamento de experiências municipais da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada na fase 2 da Planificação marcaram a programação. Representantes dos municípios de Taperoá e Mata de São João trouxeram suas experiências, enquanto as Policlínicas Regionais de Saúde em Valença e Simões Filho contribuíram com perspectivas valiosas.

O evento ressaltou a importância do diálogo interinstitucional e da troca de experiências para a sustentabilidade do projeto, com vistas também a sua  expansão para o próximo triênio 2024-2027.

Planificação da Atenção à Saúde (PAS)

A metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo CONASS, executada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em Regiões de Saúde das 27 Unidades Federativas, destaca-se como uma ferramenta fundamental para fortalecer a APS e a organização da RAS no SUS. Proporciona o desenvolvimento da competência das equipes para o planejamento e a organização da atenção à saúde, focando nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade. As atividades da planificação representam um momento de discussão e mudança no modo de operar das equipes e dos serviços, buscando a correta operacionalização de uma rede de atenção.

Para saber mais, acesse: https://proadi.ensinoeinstein.com/course/index.php?categoryid=1