Reunião Ampliada discute avanços e desafios na saúde da Bahia.

Na última terça-feira, dia 11 de julho, ocorreu a Reunião Ampliada no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em Salvador. O encontro contou com a participação de apoiadores da Diretoria de Atenção Básica (DAB/Sesab), da equipe do Telessaúde Bahia e de representantes do Ministério da Saúde, visando promover discussões sobre a saúde no estado.

A reunião foi dividida em dois momentos. O primeiro contou com a apresentação da gestora do Telessaúde Bahia, Daiana Alves, e dos representantes das Macrorregiões. Daiana Alves apresentou os dados relativos aos serviços prestados pelo Telessaúde Bahia, destacando os resultados do uso da teleconsultoria como tecnologia para coordenar o acesso a serviços especializados, a evitação de encaminhamentos para serviços de reumatologia na Bahia, além dos materiais de educação em saúde digital produzidos pelo núcleo.

Já o segundo momento contou com as falas dos apoiadores Rodrigo Ribeiro e Laura Martins, do Ministério da Saúde, seguidas de um debate. Laura Martins, que faz parte da equipe técnica de saúde bucal e da coordenação geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, destacou a importância do encontro para resgatar as demandas reprimidas na área da saúde bucal, especialmente em decorrência dos reflexos da pandemia. Ela ressaltou a necessidade de ampliar a cobertura, expansão e qualidade da atenção dispensada aos usuários, buscando formas conjuntas de alcançar esse objetivo.

Durante as apresentações das Macrorregiões, foi possível obter um diagnóstico das diferentes regiões, abordando aspectos culturais, econômicos, históricos e sociais. Também foram apresentados dados sobre a cobertura populacional da saúde da família e da saúde bucal. Ficou evidente a necessidade de debater como aumentar conjuntamente a cobertura, a expansão e a qualidade da atenção à saúde bucal.

Laura Martins também anunciou novidades em relação aos serviços oferecidos pela coordenação de saúde bucal, destacando a oferta de serviços especializados para municípios de pequeno porte, com base na portaria do SESB, que permite contemplar cerca de 245 municípios na Bahia nesse modelo.

Rodrigo Ribeiro, apoiador institucional da atenção primária do Ministério da Saúde para o estado da Bahia, expressou sua satisfação com a reunião, destacando a importância do contato pessoal e da proximidade entre as equipes. Ele apresentou um panorama geral do estado, abordando estratégias desenvolvidas pelo Ministério e discutindo o futuro da Atenção Primária em Saúde (APS), com ênfase no novo modelo de financiamento e nas coberturas vacinais.

A atividade teve como objetivo apresentar as ações e o processo de trabalho da DAB para os apoiadores institucionais da SAPS/MS, Rodrigo Ribeiro e Laura Martins. As equipes de apoio institucional apresentaram as ações desenvolvidas e planejadas para as 28 regiões de saúde, ressaltando aspectos político-administrativos, indicadores de saúde bucal, saúde da família e características epidemiológicas e sanitárias, fornecendo informações relevantes sobre as condições de saúde da população, frisou Anderson Freitas – Coordenador COAD/DAB.

A reunião ampliada proporcionou um espaço importante para a troca de conhecimentos e discussões sobre avanços e desafios na saúde do estado da Bahia, buscando fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.