Registro de vacina é o foco da qualificação dos profissionais da Atenção Básica do município de Pilão Arcado.

Nos dias 10 e 11 de julho de 2023, as equipes de Apoio Institucional e do Telessaúde Bahia, da Diretoria de Atenção Básica (DAB/SESAB), em parceria com a equipe do Núcleo Regional de Saúde de Juazeiro, estiveram no município de Pilão Arcado, com a finalidade de qualificar os profissionais da Atenção Básica municipal. Participaram do encontro agentes comunitários de saúde, recepcionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e odontólogos, que fazem parte do corpo de profissionais do município.

Maria Gabriele de Almeida, apoiadora institucional da DAB/SESAB, entende que encontros presenciais como esse apoiam o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica “Esses dois dias nos possibilitou ressaltar junto às equipes a importância de qualificar os cadastros individuais, o uso do relatório do e-SUS como fonte de informação para o planejamento das ações no território e, a qualificação dos registros de vacinação”, afirma Maria.

A agenda de atividades da equipe da DAB, no município de Pilão Arcado, que é um dos 43 municípios prioritários do Programa Vacina Bahia, realizou visitas às Unidades de Saúde da Família, com o objetivo de organizar o processo trabalho garantindo, assim, que os atendimentos sejam devidamente registrados no sistema de informação.

Daniela do Carmo, supervisora de Projetos Estratégicos de Sistemas de Integração das Informações em Saúde do Telessaúde Bahia, entende que “A qualificação dos registros é fundamental para que possamos mensurar a cobertura vacinal. Um registro qualificado, que inclua informações como CPF ou CNS, permitirá melhorias na continuidade do cuidado e na identificação dos indivíduos não imunizados dentro da área de atuação das equipes de saúde.”.