Qual o papel do farmacêutico na Atenção Primária à Saúde?

Como sabemos a atenção primária à saúde ( APS) é a principal porta de acesso dos usuários ao Sistema Único de saúde (SUS), a APS é a responsável por coordenar o cuidado e ordenar as diversas ações e serviços de saúde que são disponibilizados na rede, estas ações têm por objetivo fornecer um cuidado integral e que melhore a situação de saúde das comunidades. E neste contexto, o farmacêutico transformou-se em um agente importante que tem um papel singular no funcionamento das engrenagens da APS; principalmente no que tange a gestão das ações Assistência Farmacêutica (AF), mas também no desenvolvimento da educação em saúde, na promoção do uso racional dos medicamentos, na otimização dos recurso, atuando nos programas de prevenção e controle de doenças, garantindo da disponibilidade dos medicamentos para os usuários, na garantia da qualidade e conservação dos medicamentos, atuação também nas diversas demandas assistenciais com a pratica da farmácia clínica, supervisionando, acompanhado e revisando a farmacoterapia dos usuários, na orientação e reorientação do uso corretos dos medicamentos, nas conciliações medicamentos, nas visitas domiciliares ou até mesmo atuando conjuntamente nas equipes multiprofissionais para garantir a integralidade do cuidado a todos os usuários. Por tanto o farmacêutico é um profissional que cuida da saúde e não somente dos medicamentos.

Referências:

1. Peixoto RT, Campos MR, Luiza VL, Mendes LV. O farmacêutico na Atenção Primária à Saúde no Brasil: análise comparativa 2014-2017. Saúde debate [Internet]. 2022Jan;46(133):358–75. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-1104202213308.

2. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

3. SANTI, V.; ALENCAR, L.B.O.; GOMES, M.B.B.O.; MELO, R.S.P.; GIRÃO M. A assistência farmacêutica no SUS – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2009. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Manual%20SUS_internet.pdf .

4. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência Farmacêutica no SUS. Coleção Para Entender a Gestão do SUS. Diário Oficial da União: Brasília; 2011. Disponível em: http://www.conass.org.br/bibliotecav3/pdfs/colecao2011/livro_7 Edson Alan dos Santos Barros Esp. Saúde mental e Atenção Básica Mestrando em Assistência Farmacêutica.

COMPARTILHE