Qual a importância das anotações e registro das glicemias capilares para o controle do diabetes mellitus?

É possível registrar os níveis de glicemia de diferentes maneiras, seja por meio de anotações em um caderno, diário, planilha, aplicativo ou softwares na nuvem. Essas opções permitem que tanto as pessoas com diabetes quanto os profissionais da saúde registrem e analisem os valores de glicemia, juntamente com os horários das medições, doses de insulina administradas, atividades físicas realizadas e a quantidade de carboidratos consumidos.

As leituras de glicemia também podem ser transferidas diretamente para um computador usando programas específicos, possibilitando acesso pela internet ou a impressão dos dados para referência futura.

É imprescindível ajustar corretamente a data e a hora no glicosímetro, a fim de manter um histórico cronológico preciso das medições de glicemia. Além disso, é viável configurar o glicosímetro para registrar leituras antes e após as refeições, e até mesmo para emitir alarmes em caso de hipoglicemia, o que auxilia na compreensão dos padrões de glicose no sangue.

Os testes de glicemias fornecem de forma ágil resultados imediatos, permitindo a pronta tomada de decisões relacionadas ao gerenciamento do diabetes. Por exemplo, é possível calcular a porção adequada de alimentos a ser consumido, quanto e tipo de exercício físico fazer e estabelecer a dose apropriada de insulina ou medicamentos necessários. A realização desses testes desempenha um papel de extrema importância no tratamento do diabetes, especialmente para os indivíduos que dependem da administração de insulina.

O papel dos profissionais de saúde é de extrema importância quanto as orientações das pessoas com diabetes e sua rede de apoio potencializando assim o autocuidado.

Elaboração: Maria das Graças Velanes de Faria – Enfermeira (COREN-Ba 39.834); especialista em Educação em Diabetes e Saúde da Família. Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia / Coordenadora de Educação em Diabetes e Apoio à Rede.

Referências:

https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/diabetes-mellitus-tipo-2-(DM2)-no-ad https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/saes/2019/poc0017_13_11_2019.html https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt2583_10_10_2007.html https://diabetes.org.br/

COMPARTILHE