Quais as principais dúvidas dos profissionais de saúde bucal encaminhados ao Telessaúde Bahia?

Gladys Reis de Oliveira

Implantado em 2007, a nível nacional e, na Bahia, em julho de 2013, o Programa Telessaúde Brasil Redes representa uma estratégia que integra comunicação, encurta distâncias e contribui para ampliar a resolubilidade, promovendo melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde por meio de tecnologias bidirecionais de comunicação.

Neste contexto, as teleconsultorias correspondem apenas a um dos serviços ofertados pelo TelessaúdeBa. Ela corresponde a uma consulta registrada e realizada por trabalhadores e gestores da atenção básica com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Todas as respostas são baseadas em evidências científicas e adequadas às características loco-regionais, além de serem elaboradas por teleconsultores especialistas com vasta experiência na atenção básica.

O papel da telerregulação consiste em analisar cada solicitação de teleconsultoria realizada pelos profissionais e gestores da atenção básica, e regular para os teleconsultores mais aptos a respondê-las. Assim, a telerregulação observa e analisa os principais tipos e temas de solicitações registradas na Plataforma do Telessaúde Bahia, além de identificar as principais tendências quanto ao uso da Plataforma.

Especificamente no campo da odontologia, foi observado em nossa Plataforma uma participação crescente desses profissionais. Em um recorte a partir do lançamento da Plataforma do Telessaúde Bahia em março de 2018, já são 1.234 profissionais cadastrados até o dia 14 de fevereiro de 2020, com números crescentes a cada dia.

A partir do mês de março do ano de 2018 até o presente momento, foram realizadas 608 teleconsultorias pelos profissionais de saúde bucal. O perfil dessas solicitações está caracterizado, basicamente, em processo de trabalho e gestão do cuidado (“Procedimento administrativo”), “educação em saúde” e em perfil clínico (“doença, sinais e sintomas…”, etc), representando a maioria das solicitações (58,22%). O gráfico 1 demonstra a classificação do CIAP2 (Classificação Internacional da Atenção Primária) dessas teleconsultorias no período analisado, enfatizando as classificações de maior destaque em números.

Quadro 1 – Gráfico das principais classificações internacionais da atenção primária agrupadas entre as mais solicitadas pelos profissionais de saúde bucal no período de março de 2018 a fevereiro de 2020 (modificada). Bahia, 2020.

 

Fonte: Plataforma do Telessaúde Bahia, 2020.

 

O “Procedimento administrativo” é a única classificação utilizada para solicitações que envolvem processo de trabalho e gestão do cuidado, por isso apresenta um número mais expressivos dentre as classificações que envolvem a clínica. Ações de educação em saúde está em 4º. Lugar em solicitações, ficando, portanto, atrás das classificações que envolvem a clínica: “doenças, sinais, sintomas dos dentes, gengivas, boca, língua e lábios”. Os principais temas que envolvem a classificação “procedimento administrativo” envolvem: questões éticas, acolhimento odontológico, PEC (E-SUS), agendamento para avaliação em saúde bucal, etc. Para a classificação “educação em saúde”, os temas mais encontrados entre as solicitações são: PSE (Programa Saúde na Escola), orientações a gestantes, cuidados com a saúde bucal em bebês e em crianças. Já as classificações que envolvem doenças, sinais e sintomas da boca, lábios, gengiva, dente estão: lesões de boca, procedimentos e tratamento odontológicos.

Os dados sistematizados, advindos das Teleconsultorias, são utilizados para o planejamento e estruturação das ofertas de educação permanente, por meio do Núcleo de Telessaúde, como: webpalestras, webaulas, mini-cursos, apoio matricial. Essa ação, articulada com a área técnica de Saúde Bucal do Estado e,

com outros setores Institucionais, busca promover uma qualificação das ações de saúde bucal no Estado, bem como uma aproximação com o cotidiano das ações na atenção básica da Bahia de forma mais integrada entre os profissionais das mais diversas áreas.

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