O teste do pezinho pode ser realizado até quanto tempo após o nascimento de recém-nascidos prematuros?

Não há restrições. Todos os recém-nascidos prematuros, de baixo peso ou hospitalizados devem ser testados, inicialmente, como recomendado para recém-nascidos a termo saudáveis. Todos os recém-nascidos devem passar pela triagem, embora os recém-nascidos prematuros possam ter uma maior predisposição a resultados falsos positivos e falsos negativos, os quais devem ser reavaliados no acompanhamento¹.

Recomendações:

Primeira amostra: Deve ser obtida por punção venosa logo na admissão do recém-nascido pré-termo à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), antes da utilização de nutrição parenteral, transfusão de hemoderivados e/ou início de tratamento intensivo com esteroides, aminas vasoativas, antibióticos, etc¹.

Segunda amostra: Deve ser obtida entre 48 e 72 horas de vida do recém-nascido que se mantém internado, também por punção venosa, independentemente de sua condição clínica¹.

Terceira amostra: Deve ser obtida logo na alta do recém-nascido ou aos 28 dias de vida do bebê retido no hospital, o que ocorrer primeiro. Essa terceira amostra para triagem neonatal tem foco principalmente em pré-termos com menos de 34 semanas de idade gestacional ou peso menor que 2.000 gramas ao nascimento, devido à maior imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide e ao risco relacionado de perda diagnóstica por resultado falso negativo. A mesma preocupação é pertinente para a suspeita de hiperplasia adrenal congênita (HAC)¹.

¹ Essas informações são baseadas nas recomendações atuais, mas é importante consultar profissionais de saúde especializados para obter orientações adequadas para cada caso específico.

Mas de forma geral, caso tenha passado esse período recomenda-se que o ideal da coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º até o 7º dia de vida do bebê devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente. Isto permite que o início do tratamento dos casos confirmados ocorra no primeiro mês de vida ¹. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado no período recomendado, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, para se minimizar possíveis prejuízos no atraso do início do tratamento. ²

Referências 

1.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Triagem neonatal biológica: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

2.APAE. Manual de Práticas do Programa de Triagem Neonatal na Bahia. 2.ed. APAE Salvador, 2010. Disponível em: http://www.apaesalvador.org.br/noticias/anexos/2010%20manual%20SRTN.pdf. Acesso em: 13/06/2023.

COMPARTILHE