O que fazer quando houver imprecisão no glicosímetro? 

Os testes de glicemia são essenciais para a gestão eficaz do diabetes, oferecendo resultados imediatos que permitem decisões rápidas. Eles auxiliam na determinação da porção adequada de alimentos, na escolha do tipo e tempo de exercício físico, na definição da dose correta de insulina ou outros medicamentos necessários. Para pessoas dependentes de insulina, esses testes desempenham um papel crucial no tratamento da condição.
A Associação Americana de Diabetes informa que as leituras nos monitores de glicemia capilar não devem variar mais do que 20%. Um glicosímetro com leitura imprecisa pode resultar em sérias consequências para a pessoa com diabetes, incluindo hiperglicemia ou hipoglicemia severa, que podem ser fatais. Assim, é de fundamental importância o manejo correto do glicosímetro respeitando as particularidades de cada um.
Podemos afirmar que com base no resultado do teste de glicemia, a pessoa toma a decisão para deixar sua glicemia dentro da meta estabelecida pela equipe de saúde. Caso o resultado esteja incorreto, a pessoa pode acabar aplicando uma dose excessiva de insulina, o que pode resultar em hipoglicemia, ou ao aplicar uma dose maior de insulina, provocando a hiperglicemia.
Em 2017, a Anvisa reconheceu a importância de inserir a Instrução Normativa Número 24, que estabelece a necessidade das empresas fornecedoras de glicosímetros adaptarem seus produtos à norma ISO 15.197 de 2013.
Caso haja dúvidas no resultado da glicemia com o glicosímetro em uso, a recomendação é que as pessoas com diabetes levem o aparelho a um laboratório para realizar o teste de glicemia em jejum e usem a mesma amostra de sangue para medir a glicemia no próprio aparelho. Se houver uma diferença superior a 20% entre os resultados, é aconselhável que o paciente denuncie à Anvisa para que ela possa analisar e registrar cada reclamação. Através do link: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?idFormulario=4&tipo=1&origem=idp&modo=&ouvidoria=&servico=&assunto.
O relato da reclamação deve ser acompanhado por fotos e vídeos, juntamente com informações como o modelo do aparelho de medir a glicemia, a cidade e o estado onde a pessoa mora, entre outros detalhes. Se houver dificuldade em enviar o relato, a reclamação pode ser registrada por e-mail em notivisa@anvisa.gov.br.

Antes de realizar o exame da glicemia é essencial que as pessoas estejam habilitadas no manuseio correto do glicosímetro para garantir a precisão do resultado. Abaixo, algumas recomendações corriqueiras importantes a serem atentadas:

Lavar e secar bem as mãos antes de coletar a gota de sangue. Caso a gota de sangue esteja úmida, a amostra de sangue pode ficar diluída, alterando o resultado. Resíduo de alimentos doces nos dedos também podem causar resultados falsamente elevados.
Verificar a compatibilidade do glicosímetro com a fita reagente e sua validade.

Condeudista: Maria das Graças Velanes de Faria – Enfermeira (COREN-Ba 39.834); Especialista em Educação em Diabetes e Saúde da Família. Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia / Coordenadora de Educação em Diabetes e Apoio à Rede.

Referências:
https://diabetes.org.br/
https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/diabetes-mellitus-tipo-2-(DM2)-no-adulto/
https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Orientacoes_Glicemia_SBD.pdf

COMPARTILHE