Diretoria de Atenção Básica recebe visita da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.

Na manhã desta quarta-feira (06/09), a Diretoria de Atenção Básica teve a honra de receber a visita de membros da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde (MS), bem como a presença de Felipe Alabi, coordenador da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA). Essa visita representa um marco importante na colaboração entre o programa Telessaúde e o governo federal, evidenciando o papel crucial da tecnologia na melhoria dos serviços de saúde em todo o país.

Durante a visita, os representantes da SEIDIGI do MS foram recebidos pelo diretor de Atenção Básica, Marcus Prates, e pela equipe do Telessaúde.

Marcus Prates, diretor de Atenção Básica, compartilhou o objetivo desta visita, que era permitir que os visitantes conhecessem a estrutura da Diretoria de Atenção Básica, com foco especial no Telessaúde, além de discutir um convênio planejado pela Secretaria de Saúde Digital com o estado da Bahia. Esse convênio visa ampliar os serviços de atenção primária à saúde, contratando mais profissionais para atuar em teleconsultorias e teleconsulta e, assim, aprimorar o cuidado em saúde no estado. Prates também destacou que a SEIDIGI reconhece a Bahia como um líder em tecnologia da informação e comunicação na área de saúde, principalmente devido à eficiência do Telessaúde na região.

Durante a visita, Eliete Morais de Oliveira e José Daniel Medrado, consultores do Departamento de Saúde Digital e Inovação, tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de teleconsultoria e a equipe que oferece serviços de Telessaúde na Bahia. Posteriormente foram apresentados por Felipe Alabi as soluções tecnológicas implementadas pela SESAB.

Alguns dos principais tópicos de discussão incluíram:

* Expansão do Programa:* Durante a visita, os técnicos discutiram as possibilidades de expansão do programa Telessaúde para alcançar um número maior de profissionais de saúde e pacientes, ampliando assim os benefícios proporcionados pela tecnologia. Eliete e Daniel destacaram a realização de duas reuniões para conhecer o núcleo e apresentar ações para impulsionar esse convênio. De acordo com os técnicos, já iniciamos uma conversa preliminar visando atendimento especializado multiprofissional aos indivíduos privados de liberdade e às comunidades quilombolas e indígenas. Essa discussão ganha ainda mais relevância dado que a Bahia abriga uma das maiores populações de comunidades indígenas e quilombolas em todo o país.

A visita foi marcada por um ambiente de colaboração e entusiasmo, onde ambas as partes reconheceram o potencial das tecnologias da informação na área da saúde. Essa parceria entre o Telessaúde e a Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS promete ser uma etapa crucial na busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo sistema de saúde.

Daiana Alves, gestora do Telessaúde Bahia, expressou seu orgulho com a visita. Para a gestora, a visita firma uma parceria crucial com o Ministério da Saúde e reforça a importância do Telessaúde. “Eles consideram a Bahia uma experiência bem-sucedida, o que é fundamental para nossa equipe. A SEIDIGI está nos apoiando para aprimorar e expandir nossos serviços, e isso é essencial para o desenvolvimento do Telessaúde no estado. Temos uma equipe competente que nos permitiu avançar na diversificação e ampliação de nossos serviços. Agradecemos ao Ministério da Saúde pela oportunidade e estamos muito honrados com essa parceria”, destacou Daiana.

Ao encerrar a visita, o Telessaúde e a SEIDIGI expressaram o compromisso de continuar trabalhando juntos para promover o avanço da saúde digital e garantir o acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade na Bahia.