Diretoria de Atenção Básica e Diretoria de Gestão do Cuidado participam de atividades nos COCAB relacionadas à temática de Saúde Bucal.

Encontros relacionados à temática de Saúde Bucal estão ocorrendo durante as atividades nos Colegiado de Coordenadores de Atenção Básica – COCAB, realizados pelas Apoiadoras Estratégicas do Telessaúde, em parceria com as Equipes de Apoio Institucional da DAB/COAD, Área Técnica de Saúde Bucal da DGC e apoiadores regionais da Atenção Básica dos NRS e BRS da SESAB.

No entendimento de Rosana Fialho, apoiadora Nordeste do Telessaúde Bahia, “Os encontros de Saúde Bucal nas Macrorregiões do estado, tem como objetivo a qualificação dos registros das ESB na APS, considerando a Portaria MS nº 960/2023, que trata do pagamento de desempenho das ESB a partir de 12 indicadores. Os encontros realizados têm proporcionado discussões relevantes quanto as informações registradas pelos profissionais da APS, bem como as atribuições das ESB descritas na Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB).”

“O COCAB é um potente espaço que visa contribuir na reorganização do processo de trabalho dos municípios de forma ainda mais eficiente e humanizada. E, a parceria entre Diretoria de Atenção Básica (DAB) e Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), em prol da SB nos COCAB, tem gerado produtos muito proveitosos. Esperamos com a realização dos COCAB, que o processo de qualificação das ações e serviços em Saúde Bucal sejam fortalecidos cada vez mais, impactando favoravelmente no desempenho dos municípios”, afirma Thaís Rocha, referência Técnica em Saúde Bucal da Diretoria de Gestão do Cuidado DGC).

Participam destes encontros regionais os coordenadores de Atenção Básica e Saúde Bucal e profissionais das ESF dos municípios da Bahia. A oferta tem como principais objetivos: refletir o papel das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na APS; qualificar os registros no Sistema de Informação considerando a Portaria GM/MS nº 960 de julho de 2023; apresentar as ofertas do Telessaúde para apoiar as ESB e apresentar o cenário do CEO e LRPD por Macrorregião de Saúde.

“Como a Saúde Bucal é uma pauta transversal, a Área Técnica de Saúde Bucal (ATSB) contribuiu com o panorama, bem como o desempenho dos serviços da Atenção Especializada das macrorregiões de saúde do estado, mais especificamente sobre os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD). Para além da Atenção Especializada, abordamos também informações para conhecimento dos municípios no que concerne a Portaria do Ministério da Saúde nº 751, de 15 de junho de 2023, que institui o Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (SESB) na Atenção Básica.”, complementa Thaís.