Diabetes é um fator de risco para fraturas?

O diabetes mellitus (DM) é um importante fator de risco para fraturas e é influenciado por diversos fatores como: a heterogeneidade da doença, o tempo de diagnóstico, a deterioração da capacidade muscular, a presença de complicações macro e microangiopáticas e o tratamento utilizado para controle glicêmico. O risco de fraturas no DM2 aumenta especialmente após 10 anos de diagnósticico. 

A presença de complicações associadas ao diabetes também pode ser um fator de risco de fratura. Isso pode decorrer de efeito direto sobre a resistência esquelética, bem como a maior risco de queda. Além disso, vale ressaltar que o aumento da concentração de produtos finais de glicação avançada está associado não apenas a complicações clássicas do DM, mas também a maior fragilidade óssea. 

Os fatores que conferem resistência ao esqueleto são: a quantidade de massa óssea, estimada pela DMO, e a qualidade óssea, entendida como um conjunto de fatores estruturais relativos às propriedades do tecido ósseo. A forte associação entre DMO e fraturas, determina a DMO como o fator de risco mais importante para avaliação da suscetibilidade a fraturas 

 A DMO permite reconhecer apenas uma parte da população predisposta, pois a maioria das fraturas por fragilidade óssea não ocorre em pacientes com osteoporose, mas nos com osteopenia, ou até com DMO normal   

Diversos algoritmos foram desenvolvidos para facilitar o reconhecimento de fragilidade óssea e aprimorar a indicação do tratamento preventivo de fratura em pacientes que não apresentam osteoporose densitométrica. Eles estimam a probabilidade de fraturas maiores (coluna, fêmur proximal, úmero e antebraço) e fraturas no fêmur proximal em 10 anos. O mais utilizado globalmente é o FRAX (Fracture Risk Assessment Tool). O FRAX inclui: idade, sexo, fratura prévia, história de fratura de fêmur proximal nos pais, tabagismo atual, uso de glicocorticóide (≥ 5 mg de prednisona/dia ou equivalente por ≥ 3 meses), artrite reumatóide, osteoporose secundária, consumo de 3 unidades ou mais de bebida alcoólica/dia e a DMO do colo do fêmur. 

É recomendado calcular o risco de fratura pelo FRAX (Fracture Risk Assessment tool), ajustado para diabetes em todas as mulheres e homens com diabetes, à partir dos 50 anos de idade.  

É recomendado realizar o exame de densitometria óssea (DMO) em mulheres e homens com diabetes, à partir dos 50 anos de idade, quando houver pelo menos 1 fator de risco adicional para fraturas: 

FATORES DE RISCO PARA FRATURAS 

Gerais: 

Mulheres a partir dos 65 anos ou homens a partir dos 70 anos. 

Índice de Massa Corporal (IMC) reduzido. 

Fratura prévia por fragilidade. 

História familiar de fratura. 

Artrite reumatóide. 

Tabagismo. 

Etilismo. 

Quedas frequentes. 

Baixa (DMO). 

Uso crônico de corticóide. 

 

Relacionados ao DM: 

Mais de 10 anos de DM. 

HbA1c persistentemente ≥ 9%. 

Risco de fratura intermediário, alto ou muito alto (FRAX ajustado). 

Hipoglicemias frequentes. 

Presença de neuropatia, retinopatia e/ou nefropatia relacionadas ao DM. 

Uso de insulina, tiazolidinedionas ou canagliflozina. 

 Para confirmar o diagnóstico de osteoporose em mulheres com diabetes, na peri ou pós menopausa, e em homens a partir dos 50 anos, é recomendado a presença de, pelo menos um dos seguintes critérios:  1) fratura vertebral ou quadril por fragilidade; 2) Risco de fratura alto ou muito alto em 10 anos pelo FRAX Brasil ajustado ou 3) T-score da DMO ≤ -2,0 na coluna lombar ou fêmur proximal. 

 

Texto compilado por: 

Débora Angeli 

Cremeb 9582 – RQE 9857 

Endocrinologista CEDEBA 

 

Francisco José Albuquerque de Paula, Barbara Campolina C Silva, Catarina Brasil d´Alva, Monique Nakayama Ohe, Miguel Madeira, Leonardo Bandeira e Farias, Narriane Chaves Pereira de Holanda, Neuton Dornelas Gomes, Ruy Lyra da Silva Filho, Márcio Weissheimer Lauria, Marcello Casaccia Bertoluci. Diagnóstico e tratamento da osteoporose no paciente com Diabetes. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2025). DOI: 10.29327/5660187.2025-4 , ISBN: 978-65-5941-367-6. 

COMPARTILHE
Chat