TELEINDICA - TABAGISMO

O tabagismo além de ser classificado como doença é fator precipitante de cerca de 50 outras doenças incapacitantes e fatais. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e aproximadamente 10% das doenças cardiovasculares, além de ser fator de risco para doenças transmissíveis, como a tuberculose.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, visa intensificar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo uso do tabaco como problema de saúde coletiva.

Como forma de combate ao tabagismo disponibilizamos para vocês materiais que informam sobre o cuidado com os usuários de tabaco, abordagem mínima/breve, o papel dos agentes comunitários de saúde (ACSs) sobre o tema,  além de materiais do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre dispositivos eletrônicos para fumar. Conheçam ainda a linha de cuidado sugerida pelo Ministério da Saúde.

  1. Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo. Portaria Conjunta SCTIE/SAES/MS Nº 10, DE 16 DE ABRIL DE 2020. Ministério da Saúde – https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/resumidos/20210113_pcdt_resumido_tabagismo.pdf
  2. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. O agente comunitário de saúde e o controle do tabagismo no Brasil. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação Geral de Prevenção e Vigilância, Programa Nacional de Controle do Tabagismo ; organização Valéria Cunha. – 2. ed. rev., 1ª reimpr. – Rio de Janeiro: Inca, 2018. 23 p. : i Disponível em: Cartilha do Agente Comunitário_2018_miolo_figurasmelhores.indd (inca.gov.br)
  3. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Abordagem breve, mínima, básica na cessação do tabagismo : uma ação ao alcance de todos os profissionais de saúde / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro : INCA, 2021.Disponível em: abordagem tabagismo _web.pdf (inca.gov.br)
  4. Linhas de Cuidado – Tabagismo (saude.gov.br)
  5. Dispositivos eletrônicos para fumar – https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/tabagismo/dispositivos-eletronicos-para-fumar
  6. Cigarros eletrônicos– O que sabemos – https://www.inca.gov.br/bvscontrolecancer/publicacoes/cigarros_eletronicos.pdf

 

PODCAST MOMENTO TELESSAÚDE BAHIA – 
Podcast Tabagismo e os riscos de infecção pelo coronavírus

| Publicado por Telessaúde/BA

VIDEOAULA
Programa de Cessação do Tabagismo no Estado da Bahia

| Publicado por Telessaúde/BA

VIDEOAULA
Tabagismo e covid

| Publicado por Telessaúde/BA

COLUNA SAÚDE BUCAL 

A importância da equipe de saúde bucal para a política nacional de controle do tabaco

| Publicado por Telessaúde/BA

BOLETIM 

Tabagismo

PERGUNTA DA SEMANA

Como abordar tabagismo na comunidade?