TELEINDICA -SUICÍDIO E O PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS)
O suicídio é um grave problema de saúde pública, relacionado a fatores como depressão, ansiedade, abuso de substâncias, traumas e isolamento social. O Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, reforça a importância do diálogo aberto, da valorização da vida e da mobilização de toda a sociedade para identificar e apoiar pessoas em sofrimento.
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental nesse cuidado, por estar próxima da comunidade e representar o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde. Os profissionais da APS são preparados para reconhecer sinais de sofrimento emocional e risco, oferecer acolhimento humanizado, monitorar casos de vulnerabilidade e promover a saúde mental.
Além do acompanhamento clínico, a APS articula diferentes pontos da rede de atenção para ampliar o suporte, desconstruir estigmas e garantir um cuidado contínuo. Esse trabalho é essencial para salvar vidas e fortalecer a atenção integral à saúde mental da população.
Para apoiar os profissionais da APS na identificação de sinais de sofrimento, no manejo de riscos e na orientação adequada aos usuários, disponibilizamos os materiais abaixo: