TELEINDICA - NOVEMBRO AZUL
O mês de novembro, além de negro – mês da consciência negra, marca também incentivo às ações de saúde integral do homem, o chamado Novembro Azul.
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer – INCA incentivam que os serviços de saúde, inclusive da Atenção Básica, se organizem para ofertar, durante todo o ano, informações e cuidado para homens, levando em consideração a morbimortalidade para esta população e respectivas ações de prevenção, autocuidado e paternidade ativa.
São altas as taxas de morte prematura e hospitalização por doenças crônicas não transmissíveis e causas externas, nessa população. No território em que você trabalha quais as principais causas de adoecimento dos homens? Você e sua equipe conseguem avaliar o quantitativo de homens que acessam a Unidade de Saúde da Família? Como organizar o processo de trabalho para conseguir que eles busquem os serviços antes de adoecer?
O rastreamento de neoplasia de próstata (solicitação de PSA) não é mais indicado pelo MS, baseado em evidências de que pode causar danos como o sobrediagnóstico e sobretratamento. Não é indicado fazer campanha para homens assintomáticos fazerem o referido exame. O importante é o serviço/rede de saúde estar preparada para dar assistência adequada aos primeiros sintomas urinários específicos.
Quer saber mais? Separamos materiais para ajudar na discussão.