TELEINDICA - DOENÇA DE CHAGAS
É uma doença de elevada prevalência e morbimortalidade, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi (T. cruzi). Apresenta uma fase aguda (sintomática ou não) e uma crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
Os vetores transmissores da doença de Chagas (DC) são os triatomíneos, insetos que se alimentam de sangue, conhecidos popularmente como barbeiros. A transmissão vetorial do parasito só acontece se o triatomíneo estiver infectado. Diversas espécies de mamíferos (silvestres e domésticos) podem ser reservatórios e infectar os barbeiros (tatus, gambás, quatis, cão, gato, rato etc).
Notificação
A ocorrência de casos suspeitos de Doença de Chagas Aguda (DCA) requer imediata notificação (até 24 horas após a suspeição), que deve imediatamente ser informada às autoridades de saúde. O registro precisa ser feito através da Ficha de Investigação de Doença de Chagas Aguda do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Investigação.
Em janeiro de 2023 o MS disponibiliza o formulário na plataforma e-SUS Notifica para registros de casos confirmados de doença de Chagas Crônica (DCC).
Medidas de prevenção e controle
A prevenção da DC está diretamente relacionada à forma de transmissão. Para transmissão vetorial, deve-se estabelecer práticas de manejo sustentável do ambiente, higiene e medidas corretivas em locais com infestação e melhoria nas condições de moradia.
Em relação à transmissão oral, é preciso adotar boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, além de intensificar ações de vigilância sanitária e inspeção em toda cadeia de produção de alimentos susceptíveis à contaminação.