Entre os dias 7 e 8 de agosto, a equipe do Telessaúde Bahia participa da terceira edição do Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde, que acontece no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luiz. Realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) e do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), o evento reúne experiências exitosas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com a participação de gestores estaduais, municipais e núcleos de telessaúde.
Com o intuito de manter, incentivar e ampliar as discussões sobre saúde digital e telessaúde, foram criados os Encontros Regionais, que visam o compartilhamento de boas práticas nas áreas citadas em todas as regiões do Brasil. Os Encontros também são espaços para apresentações e são momentos de tirar dúvidas sobre os Planos de Transformação Digital.
Na manhã dessa quarta-feira (7), os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Núcleo Científico Telessaúde Bahia e suas potencialidades de aplicação. A coordenadora do serviço, Gladys Oliveira, apresentou o modelo das ofertas do Núcleo, as parcerias e destacou as atividades de tele-educação, telerregulação, telediagnóstico e teleconsultoria.
“A participação do Telessaúde Bahia nesse evento reflete o compromisso do estado com a inovação em saúde. Esses espaços de compartilhamentos de experiências exitosas fomentam a promoção da saúde digital e o fortalecimento da integração entre áreas da educação na saúde, atenção à saúde e da gestão. Saímos desses encontros sempre mais motivados em avançar e agregar novas estratégias para beneficiar toda a população baiana”, afirmou Oliveira.
Sobre o Telessaúde
O Telessaúde Bahia tem o propósito de potencializar a resolubilidade e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família. Inclui o suporte especializado de profissionais da saúde, destacando-se por meio de estratégias metodológicas específicas, e apoia os municípios na capacitação de profissionais no uso dos seus serviços, por meio de treinamentos presenciais e a distância, além de esclarecimentos de dúvidas sobre o e-SUS. Disponível para os 417 municípios baianos, a plataforma está acessível em qualquer lugar e a qualquer hora, seja por meio de computadores fixos, portáteis ou dispositivos móveis. Todos os profissionais de saúde da Atenção Básica da Bahia cadastrados na plataforma do Telessaúde podem utilizar os serviços.