A Diretoria de Atenção Básica e o Telessaúde Bahia discutem saúde digital e telessaúde no 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

Gestores e colaboradores da Diretoria de Atenção Básica (DAB) e do Telessaúde Bahia marcaram presença no evento de três dias, que teve início em 04 de setembro no Centro de Convenções. O Congresso teve como tema central “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS” e reuniu gestores, profissionais da saúde e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2.244 municípios dessas regiões do Brasil.

Daiana Alves, coordenadora do Telessaúde, participou ativamente das plenárias, mesas e debates do evento. Ela destacou a importância das discussões sobre saúde digital e Telessaúde, enfatizando que o Congresso trouxe novidades do Ministério da Saúde e também a perspectiva dos municípios em relação a esses temas. Daiana ressaltou o potencial de avanço e melhoria na área da saúde pública, fruto dessa aproximação com o Ministério da Saúde e o compartilhamento de projetos em desenvolvimento.

Por meio de um convite do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da BAHIA – COSEMS Bahia, Marcus Prates, diretor de Atenção Básica (Sesab), participou de uma mesa temática com o Ministério da Saúde, intitulada “Atenção Primária à Saúde”. A mesa foi coordenada por Rilson Souza de Andrade, presidente do COSEMS do Ceará, e contou com a presença de outros importantes profissionais da área, como Filipe Proenço de Oliveira, Lara Paixão, Julio Pedroza Turibio e Iolete Soares Arruda.

Durante sua participação, Marcus Prates abordou questões essenciais relacionadas à política de atenção primária à saúde no estado da Bahia. Ele apresentou a Diretoria, suas diretrizes e estratégias que estão sendo implementadas para fortalecer a atenção primária na Bahia. Além disso, Prates destacou a relevância do Telessaúde como uma solução de tecnologia digital na área da saúde, enfatizando iniciativas como TeleCreasi, TeleCepred e TeleCedeba que têm contribuído para aumentar a eficiência da Atenção Básica, reduzindo distâncias e deslocamentos desnecessários, ao mesmo tempo em que aprimora o encaminhamento de pacientes para serviços especializados no estado.

Para obter informações mais detalhadas sobre os acontecimentos do evento, acesse o site https://nortenordeste.conasems.org.br/.