Qual é a conduta com o paciente que comparece a unidade com quadro clínico de hipoglicemia?

Hipoglicemia é a diminuição dos valores de glicemia (<70 mg/dl) que podem gerar sinais e sintomas como fome repentina, sudorese, cansaço, tonturas, turvação visual, cefaleia, até quadros mais graves como confusão mental, convulsões ou coma. É uma complicação frequente em pacientes que fazem tratamento de diabetes principalmente se fazem uso de insulinas ou sulfonilureias. Dentre outras causas de hipoglicemia temos alimentação insuficiente ou atividade física em excesso, consumo de álcool sem alimentação adequada.

Para o cuidado de um paciente que comparece à unidade com hipoglicemia é necessário reconhecer os sinais e sintomas e avaliar glicemia capilar, que pode ser classificado em três níveis:

  • Nível 1: valores entre 69 – 54 mg/dL
  • Nível 2: valores < 54 mg/dL
  • Nível 3: hipoglicemia severa (independente do valor, gera comprometimento cognitivo grave que requer assistência).

Se paciente consciente, e capaz de alimentar-se, deve-se oferecer alguma fonte de carboidrato de absorção rápida (30g) como um copo de suco, ou uma colher de sopa de açúcar; reavaliar após 15 minutos e repetir procedimento se necessário.

Se paciente inconsciente ou incapaz de deglutir, administrar 30 mL de glicose 50%, diluídos em 100 ml de Soro Fisiológico por via endovenosa em acesso calibroso. Se não houver condições de acesso, colocar 15 g de carboidrato de ação rápida embaixo da língua ou entre a gengiva e a bochecha. Repetir glicemia capilar em 5 minutos e se não houver recuperação, repetir procedimento.

Considerar encaminhamento para emergência se episódios de hipoglicemia se mantiverem.

Após atingir a meta terapêutica (Glicemia capilar > 70 mg/dL e recuperação plena da consciência), deve-se observar o paciente e atentar-se à hora de administração de insulina e seu tempo de ação e se associado ao uso de sulfonilureias orientar observação de sintomas por até 24h para detectar possível recorrência. Retorno em sete dias para reavaliação em unidade de saúde.

Para minimizar novos episódios deve-se avaliar medicamentos em uso e reforçar aspectos de educação em saúde com paciente sobre uso adequado de medicamentos, alimentação, exercício físico e consumo de álcool. A detecção precoce evita consequências graves da hipoglicemia e, portanto, pacientes, familiares, amigos e pessoas próximas devem ser alertados para identificação de sinais de hipoglicemia e de como conduzir caso identificado. Pacientes com redução de acuidade visual e fazendo uso de insulina devem receber orientação especial para evitar erros na dosagem de insulina.

REFERÊNCIAS:

Brasil. Ministério da Saúde. Hipoglicemia – APS [Internet]. linhasdecuidado.saude.gov.br. [cited 2022 Oct 6]. Available from: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/diabetes-mellitus-tipo-2-(DM2)-no-adulto/unidade-de-atencao-primaria/dm2-aguda/hipoglicemia/#pills-plano-orientacao-reavaliacao.

DUNCAN, B. B. et al (Org.). Medicina Ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 

COMPARTILHE