O tratamento com benzilpenicilina benzatina é considerado adequado em gestantes quando o intervalo entre as doses é de sete dias, não devendo ultrapassar nove dias. Se esse intervalo for excedido, o esquema terapêutico deve ser reiniciado. Na população em geral, o intervalo entre as doses não deve ultrapassar 14 dias, sendo necessário reiniciar o tratamento caso esse limite seja ultrapassado.
Conteudista: Naiara Andrade – Enfermeira Teleconsultora
Referências:
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. TelessaúdeRS-UFRGS. TeleCondutas: Sífilis. 3. ed. Porto Alegre: TelessaúdeRS-UFRGS, 30 nov. 2023. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/materiais-teleconduta/. Acesso em: dia, mês abreviado e ano.https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/notas-tecnicas/2023/sei_ms_-_0034352557_-_nota_tecnica_penicilina.pdf