Quando solicitar colonoscopia? 

            O rastreio e as estratégias de detecção precoce de câncer colorretal são de vital importância quando indicados numa população alvo. Recomenda-se rastreio para câncer de cólon e reto através de colonoscopia, em adultos entre 50 e 75 anos. Vale salientar que pacientes com idade acima da preconizada deverão ser avaliados individualmente, sobretudo, através de uma abordagem clínica que considere os benefícios sobrepondo os riscos. 

            Em relação ao intervalo para rastreamento, as evidências demonstram que se não houver fator de risco e alteração em resultado de exame prévio, é recomendado a repetição do exame em 10 anos. Caso contrário, em pacientes com fatores de risco adicionais, como história familiar e pólipos prévios, por exemplo, o intervalo será mais curto, geralmente de 3 a 5 anos, variando de acordo com as diferentes diretrizes e considerando, sempre, abordagem clínica, fatores de risco e os diferentes grupos etários. 

Conteudista: Thaise Machado – MR2 de Medicina de Família e Comunidade FESF/SUS 

Referência: INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Detecção precoce do câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2021. Disponível em: https://antigo.inca.gov.br/publicacoes/livros/deteccao-precoce-do-cancer  

COMPARTILHE