TELEINDICA - ABUSO SEXUAL - CRIANÇAS E ADOLESCENTES

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, violência sexual é “qualquer ação na qual uma pessoa, valendo-se de sua posição de poder e fazendo uso de força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, com uso ou não de armas ou drogas, obriga outra pessoa, de qualquer sexo e idade, a ter, presenciar ou participar de alguma maneira de interações sexuais, ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, com fins de lucro, vingança ou outra intenção” (OMS, 2012).

O abuso sexual se configura uma das piores formas de violação de direito contra crianças e adolescentes, promovendo danos emocionais, físicos e sociais, alterando, também, as relações de confiança, uma vez que há uma maior incidência no ambiente intrafamiliar. A natureza da situação de abuso sexual demanda a ação de vários agentes envolvidos e, sendo assim, estratégias multidisciplinares precisam engajar todos os setores da sociedade. 

 

Reunimos materiais para auxiliar os profissionais de saúde na abordagem com crianças e adolescentes. Confira o conteúdo em:

WEBPALESTRA: OS CUIDADOS ÀS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL.

WEBINÁRIO: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: COMO OPERACIONALIZAR A ESCUTA ESPECIALIZADA NA SAÚDE?

WEBPALESTRA: TESTE RÁPIDO PARA ISTS E ACONSELHAMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA.

WEBINÁRIO: QUALIFICAÇÃO NO ATENDIMENTO ÀS ADOLESCENTES E MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL.

WEBPALESTRA: VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM DESAFIO PARA A SAÚDE.

PODCAST – PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA.