Pediculose: qual terapêutica está liberada com segurança no período gravídico?

O medicamento mais utilizado para tratar pediculose é a permetrina a 1%, com índices de cura superiores a 90%. Pode ser utilizada em gestantes, lactantes e crianças > 2 meses.

Modo de uso: deixar agir por 10 minutos e enxaguar com água morna. Não lavar o cabelo no período de 24 a 48 horas, após a aplicação do produto. O mesmo tratamento deve ser repetido entre 7 e 10 dias, idealmente no 9° dia. 

Para remoção das lêndeas vazias, fazer a retirada manual e com pente fino, a cada 2 ou 3 dias, até a completa remoção de todos os ovos. Esse processo pode ser realizado no cabelo úmido com auxílio de um condicionador.¹

Orientações importantes para prevenção:

  • Evitar compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pessoas infectadas pelo parasita.
  • As roupas utilizadas, roupas de cama e toalhas devem ser lavadas com água quente ou passadas com ferro.
  • Pentes e escovas utilizados pelo paciente devem ser higienizados mergulhados em água quente por 5 a 10 minutos.
  • Acessórios que têm contato com o cabelo e que não podem ser lavados devem ser limpos e colocados em uma sacola plástica fechada por 2 semanas.

Vale ressaltar que todos que convivem com a pessoa acometida pela pediculose devem ser examinados e, se necessário, tratados para evitar a reinfestação. 

Conteudistas: 

Andrea Souza – Médica Teleconsultora 

Naiara Andrade – Enfermeira Teleconsultora

Referências:

  1. DUNCAN, BB;[ et al.] Medicina ambulatorial : condutas de atenção primária baseadas em evidências – 5. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2022.

COMPARTILHE