Tuberculose na APS: saiba como a SOF pode ajudar a esclarecer suas dúvidas.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que ainda é bastante prevalente em muitos países, inclusive no Brasil. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde estejam atualizados sobre as melhores práticas para o diagnóstico e tratamento dessa enfermidade.

Uma ferramenta que pode ser muito útil nesse sentido é a Segunda Opinião Formativa (SOF), disponibilizada pelos Núcleos de Telessaúde Brasil Redes. Trata-se de uma coleção de perguntas e respostas, baseadas em boa evidência, que abordam os problemas prioritários de atenção primária à saúde. A SOF é uma fonte de informação que pode ser utilizada pelos profissionais da saúde para tirar dúvidas e complementar seus conhecimentos. É possível consultar, por exemplo, a SOF sobre o tema “tuberculose” na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), onde irá encontrar informações relevantes sobre diversas questões relacionadas à doença.


Como realizar a busca:

Digamos que você tenha uma dúvida sobre o tema “tuberculose”. Basta ir ao site da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e procurar por “SOF – Tuberculose” e, todas as perguntas que foram selecionadas sobre este tema aparecerão para você. É possível saber se o teste rápido para tuberculose pulmonar pode ser utilizado para iniciar o tratamento medicamentoso ou qual esquema de escolha para tratar a infecção latente por tuberculose em crianças. Além disso, a SOF também pode ajudar a esclarecer dúvidas sobre como é realizado o diagnóstico de tuberculose extrapulmonar, quais estratégias podem auxiliar no tratamento da doença em populações de rua e qual a conduta diante de um contato de tuberculose com resultado de teste tuberculínico acima de 10 mm. Portanto, se você é um profissional da saúde e precisa de respostas rápidas e confiáveis sobre tuberculose ou outros temas prioritários da APS, não deixe de consultar a SOF na BVS.


Hoje vamos fazer esse caminho por você.

Confira abaixo nossa recomendação de algumas SOFs sobre este tema e confira a relevância deste produto dos Núcleos de Telessaúde para auxiliá-lo nas tomadas de decisão na atenção primária à saúde.


1.      O teste rápido para tuberculose pulmonar pode ser utilizado para iniciar o tratamento medicamentoso?

Núcleo de Telessaúde Santa Catarina | 17 março 2023 | ID: sofs-45304

2.      Qual esquema de escolha para tratar ILTB (Infecção Latente por Tuberculose) em crianças?

Núcleo de Telessaúde Bahia | 18 fevereiro 2021 | ID: sofs-43282

3.      Quais estratégias podem auxiliar no tratamento da tuberculose em população de rua?

Núcleo de Telessaúde Mato Grosso do Sul | 3 maio 2021 | ID: sofs-43795

4.      Como é realizado o diagnóstico de tuberculose extrapulmonar?

Núcleo de Telessaúde Maranhão HU-UFMA | 24 setembro 2020 | ID: sofs-43038

5.      Qual a conduta diante de um contato de tuberculose com resultado de teste tuberculínico acima de 10 mm?

Núcleo de Telessaúde Maranhão HU-UFMA | 22 outubro 2019 | ID: sofs-42862


Fonte: https://aps-repo.bvs.br/ciap2/a70-tuberculose/?post_type=aps&l=pt_


Gostou? Então compartilha essa informação com seus colegas de saúde da unidade.

COMPARTILHE