Telessaúde e Apoio Institucional da DAB promovem capacitação do e-SUS APS para as equipes de saúde da Região Nordeste

A Equipe da Diretoria de Atenção Básica (DAB), por meio do Apoio Institucional e Telessaúde, juntamente com técnicos do Núcleo Regional de Saúde (NRS) da região Nordeste, realizaram nos dias 16/05 e 17/05 um importante evento de capacitação: o Colegiado de Coordenadores de Atenção Básica (COCAB). O foco dessa edição foi a Qualificação dos Registros da Vacina no e-SUS APS, voltado para os profissionais dos municípios das regiões de Ribeira do Pombal e Alagoinhas.

O COCAB reuniu cerca de 260 participantes entre coordenadores da Atenção Básica, Vigilância, Sistema de Informação e trabalhadores da Atenção Básica, proporcionando um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências. O evento contou com a presença de Maria Daniela do Carmo, técnica de referência do Telessaúde para o e-SUS, que conduziu a apresentação dos dois momentos.

O principal objetivo do COCAB foi aprimorar a qualificação dos registros da vacinação no sistema e-SUS APS. Com a crescente importância da vacinação como estratégia fundamental para a promoção da saúde e controle de doenças, é crucial garantir a precisão e confiabilidade dos dados registrados.

Durante a capacitação, foram abordados diversos aspectos, incluindo os diferentes tipos de aplicação do e-SUS APS, como CDS (Coleta de Dados Simplificada ) e PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão). Além disso, foram discutidas a forma correta de inserção dos registros das doses aplicadas e o monitoramento e acompanhamento desses registros por meio dos relatórios do e-SUS.

Os profissionais participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e discutir desafios comuns enfrentados na prática diária. Essa troca de informações fortaleceu a atuação conjunta e contribuiu para o aprimoramento das estratégias de registro da vacinação.

Danyela Andrade, participante da capacitação e enfermeira no município de Ribeira do Pombal, ressaltou a importância da capacitação para aprimorar seu conhecimento como enfermeira. “Aprendi a utilizar o sistema de forma eficiente e registrar as doses aplicadas. Trocar experiências com outros profissionais foi enriquecedor. Sou grata à equipe organizadora por essa oportunidade de aprendizado. Agora estou entusiasmada para aplicar esse conhecimento na gestão da vacinação e melhorar o cuidado aos pacientes. Vou compartilhar o que aprendi com minha equipe para que todos estejam capacitados. Agradeço novamente pela oportunidade e espero por mais iniciativas de desenvolvimento profissional. Juntos, aprimoraremos nossa prática e ofereceremos um cuidado de excelência aos pacientes. Obrigada!”

Ao final do evento, a expectativa é que os participantes tenham adquirido conhecimentos sólidos sobre as melhores práticas de registro da vacina no e-SUS APS, fortalecendo assim a qualidade e a precisão dos dados relacionados à imunização. Isso permitirá uma melhor gestão e monitoramento da cobertura vacinal, auxiliando na tomada de decisões estratégicas para a promoção da saúde pública.

A capacitação promovida evidencia o compromisso da Equipe da DAB, Apoio Institucional e Telessaúde, juntamente com os técnicos do NRS Nordeste, em fortalecer o sistema de saúde e garantir a efetividade das ações voltadas para a vacinação. Com a qualificação dos registros, será possível maximizar os benefícios da imunização, contribuindo para uma população mais saudável e protegida contra doenças evitáveis.