Telessaúde Bahia apresenta proposta de linha de cuidado para pacientes reumáticos em seminário da ABRACE

Médicos reumatologistas, profissionais e gestores de saúde, conselhos de saúde, pacientes e familiares reuniram-se no dia 10 de maio de 2023, no auditório da Secretaria Estadual da Saúde, no Centro Administrativo, e online pelo Youtube da Associação Baiana de Pessoas Reumáticas (ABRACE), no Seminário sobre o Trajeto Terapêutico do Paciente Reumático na Sua Linha de Cuidado. O objetivo do evento, promovido pela Associação Baiana de Pessoas Reumáticas, Afiliados, Colaboradores e Entusiastas – ABRACE, com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, foi apresentar a proposta da Linha de Cuidado para pacientes reumáticos no Estado da Bahia.

Durante o evento, foi apresentado o trajeto terapêutico do paciente reumático na rede pública de saúde do Estado da Bahia, destacando os fluxos assistenciais desenvolvidos para atender às necessidades do paciente em busca de ajuda para a sua doença. Além disso, a proposta da Linha de Cuidado tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e aprimorar a assistência aos pacientes reumáticos.

O evento contou com palestras de representantes das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal de Salvador, do médico reumatologista Mittermayer Santiago e do Telessaúde da Bahia. Foram discutidos os principais desafios enfrentados pelos pacientes reumáticos na Bahia, como a dificuldade de acesso a especialistas em reumatologia, a falta de informação sobre a doença e os tratamentos, bem como as longas esperas por consultas e tratamentos.

Para superar esses desafios, a proposta da Linha de Cuidado para pacientes reumáticos no Estado da Bahia prevê a oferta de serviços de saúde de qualidade em todas as regiões do estado, com a ampliação de profissionais especializados em reumatologia em todas as policlínicas, o acesso facilitado a medicamentos e terapias complementares e a ampliação e fortalecimento do cuidado ao paciente na Atenção Básica com o uso da estratégia do Telessaúde.

Durante a reunião, mencionou-se como importante a estratégia de teleconsultoria especializada em Reumatologia do Telessaúde. Essa estratégia é uma parceria do Núcleo Técnico Científico, firmada em 2020, com o Centro de Referência em Reumatologia do HUPES. Gladys Reis, telerreguladora do serviço e uma das palestrantes convidadas para falar do Telessaúde, apresentou o fluxo de solicitação de teleconsultoria especializada para os presentes, destacando também o percentual de evitação de encaminhamentos para os serviços de reumatologia no estado da Bahia (cerca de 84% dos casos evitados de encaminhamento e todos manejados na Atenção Básica). O médico reumatologista Mittermayer Santiago deu sequência à programação apresentando o Centro de Referência em Reumatologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos- HUPES e a parceria desenvolvida com o Telessaúde trazendo experiências para a elaboração de um projeto piloto para linhas de cuidado em reumatologia no estado. Durante o debate, os participantes enfatizaram a importância da participação ativa dos pacientes em seu próprio cuidado, destacando a necessidade de empoderá-los para que possam compreender e participar ativamente das decisões relacionadas à sua saúde, utilizando as ferramentas e recursos disponibilizados pelo estado para seu tratamento.

Rita Célia Castro, filiada da ABRACE e pessoa com doença reumática, participou do evento para conhecer novas medicações e tratamentos disponíveis para pessoas com artrite reumatoide, bem como discutir o acesso ao tratamento pelo SUS. Para Rita, a detecção precoce e o tratamento eficaz da artrite reumatoide são fundamentais para o bem-estar dos pacientes e, se o estado puder suprir essa necessidade, seria uma grande vitória para todos que sofrem com a doença. Ela reforçou que muitas pessoas têm artrite reumatoide, mas nem todos têm condições de ter um plano de saúde e, se o estado conseguir suprir essa necessidade, isso será de grande importância para as pessoas que realmente precisam. É muito bom que o estado reveja a questão dos médicos especializados em reumatologia para que toda a população tenha atendimento gratuito e digno pelo SUS. O sofrimento de um paciente que tem artrite reumatoide é muito grande e, se ele receber um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, poderá ter uma qualidade de vida melhor e evitar anomalias e deficiências físicas no futuro. Quanto mais cedo for detectado, melhor para o paciente. Se o estado conseguir suprir essa necessidade de colocar mais médicos, será muito bom para as pessoas que têm artrite reumatoide.

Ao final da reunião, foram apresentadas algumas experiências de pacientes reumáticos e suas histórias de superação. A íntegra da atividade pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Wy_eNT0yZAw.

COMPARTILHE