Telessaúde apresenta trabalhos no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Até a próxima quinta-feira (24), profissionais e pesquisadores de saúde de todo o país, atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), estarão reunidos no Centro de Convenções, da capital baiana, para participarem do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

Com o tema “Saúde é Democracia: Diversidade, Equidade e Justiça Social”, o evento, carinhosamente conhecido como “Abrascão”, espera reunir cerca de 6 mil pessoas de todo o Brasil, e,  tem como objetivo, expresso na carta de apresentação do evento, ” estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil”.

Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e organizado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) o Abrascão conta com o apoio do Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais (Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Políticas para as mulheres, Secretaria de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte, Secretaria de Turismo) Universidades estaduais e federais da Bahia, e de outras instituições parceiras, como Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, COSEMS, CES , Fiocruz e OPAS/OMS.

Durante os quatro dias de programação que contará com mesas-redondas, palestras, debates e apresentações de trabalho serão abordados assuntos como as desigualdades sociais e de saúde, iniquidades, perda de direitos, desmonte do sistema público de saúde ocorrido nos últimos anos, e os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, ainda em curso.

Além de referências e participações nacionais e internacionais da Saúde mundial, a programação do Congresso, prevê também diversas apresentações de trabalhos. Dos 13 eixos temáticos que estão divididos os trabalhos. O Telessaúde participa em dois desses eixos: Tecnologias Digitais em Saúde e Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde, com exposição de 4 trabalhos aprovados na modalidade assíncrona: A implantação da teleraras como estratégia de acesso à rede de Atenção às doenças raras no estado da Bahia, Telecepred: Ampliação do acesso aos serviços de reabilitação física e auditiva no estado da Bahia, Implementação do TELEFMB/UFBA na pandemia e por fim o trabalho que traz as contribuições do Núcleo Telessaúde Bahia às Equipes de Saúde Bucal na APS da Bahia. Todos eles podem ser visualizados na página de trabalho do Congresso: https://www.congressohibrido.com.br/13cbsc/sessao_assincrona/

Adeilda Ananias, apresentadora de um desses trabalhos, e, também teleconsultora do Telessaúde, reforça a importância da presença do Telessaúde nesses espaços, para ela o ” Congresso proporciona uma reflexão sobre o fazer cotidiano das práticas de saúde no SUS. Nesse momento complexo em que vivemos, com desafios e lições, este congresso nos fortalece à medida que aprendemos com as falas e experiências dos profissionais que apresentam seus trabalhos com o rigor científico que se faz necessário. O Congresso está apenas começando e já observamos a riqueza dos trabalhos apresentados.”

Para saber mais sobre o Abrascão e sua programação, acesse: https://saudecoletiva.org.br/index.php#topo