Teledermatologia

A Teledermatologia faz parte do serviço de telediagnóstico. Ela possibilita a elaboração de laudos à distância, por médicos especialistas via sistema on-line, que serão enviados ao médico que acompanha o paciente presencialmente. Esse laudo é composto por uma descrição da lesão, a classificação de risco para essa lesão e permitirá a priorização de encaminhamento e de atendimento dos casos mais graves e a indicação de tratamento (conduta clínica) dos casos de menor risco na própria unidade de saúde. Essa estratégia resulta em redução e qualificação das filas de espera menores ao reduzir os encaminhamentos desnecessários. Os laudos da Teledermatologia são emitidos em até 72 horas, com a possibilidade de priorização de emissão de laudos para pacientes em situação mais urgente.

Como implantar o serviço no município

Para aderir à oferta, os municípios interessados deverão entrar em contato com o Telessaúde Bahia e atender aos seguintes critérios:

  1. Possuir máquina fotográfica digital e dermatoscópio com especificações de compatibilidade com o sistema da Universidade Federal de Santa Catarina;
  2. Ter computador com acesso à internet no local onde o exame será realizado e considerado como Ponto de Telediagnóstico;
  3. Garantir profissional (técnico de enfermagem ou enfermeiro) treinado para a realização do exame;
  4. Assinar o Termo de Responsabilidade, conforme modelo sugerido pelo Telessaúde Bahia.
 
Regulamentos e portarias referentes ao serviço
 
Comunicado – 28.04.2022
O Sistema de Telemedicina e Telessaúde – STT está de cara nova! Nas próximas semanas todos profissionais devem migrar para o novo sistema, pois em breve o utilizado até o momento sairá do ar. A migração entre as plataformas não inclui nenhuma modificação no procedimento da realização do exame de Teledermatologia propriamente dito, por isso não será necessária a recapacitação dos profissionais. O acesso à nova plataforma deve ser feito utilizando os mesmos dados de acesso que já possuem. O endereço que direciona para a página de acesso ao novo sistema é http://teledermato.telessaude.ufsc.br/.
 

Manuais e protocolos

 
Fluxo para emissão de laudos teledermatologia com uso do dermatoscópio

Catálogos de vídeos

Atualização em: 15/06/2022

0
Número de Municípios
0
Total de exames