Teleconsultoria especializada em geriatria e gerontologia: conheça a nova oferta do Telessaúde!

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) caracteriza-se como um serviço ambulatorial com atendimento especializado na área de geriatria e gerontologia, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O Creasi atende as pessoas idosas (a partir de 60 anos) com declínio funcional estabelecido, que necessite de atenção especializada na área de geriatria e/ou gerontologia, por meio da avaliação multidimensional, realizada por equipe interdisciplinar.

Considerando a necessidade de capilarização do serviço para o estado da Bahia, assim como a qualificação dos encaminhamentos, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) e o o Núcleo Técnico Científico do Telessaúde da Diretoria de Atenção Básica (DAB – SESAB), firmaram parceria para ofertar, por meio do TeleCreasi, teleconsultoria especializada em geriatria e gerontologia e tele-educação para profissionais de saúde dos serviços da rede pública.

O TeleCreasi visa qualificar o acesso, fortalecer a capilarização dos serviços e contribuir para a incorporação do apoio matricial nos processos de trabalhos das equipes do CREASI e da Atenção Básica. Ressalte-se que as teleconsultorias de apoio matricial terão início a partir de 2023. Neste momento, as teleconsultorias estarão com foco no encaminhamento para admissão no Creasi.

A teleconsultoria especializada ofertada consiste na “troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, questões relativas ao processo de trabalho e para auxílio diagnóstico ou terapêutico em geriatria e gerontologia, com respostas baseadas em evidências científicas e adequadas às características loco-regionais.

As teleconsultorias são solicitadas por meio da plataforma do Telessaúde, acessível pelo endereço (http://plataformatelessaude.saude.ba.gov.br/) e são respondidas de forma síncrona, em tempo real, por meio de ferramentas de interação com voz e/ou vídeo, e/ou assíncrona, por meio de mensagens off-line na plataforma.

O TeleCreasi está disponível para os profissionais das Unidade Básica de Saúde (UBS), equipes de Saúde da Família (eSF), Núcleos Ampliado de Saúde da Família e AB, Policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e hospitais públicos e o tempo de resposta é de 15 dias úteis. Além da teleconsultoria especializada, o Telecreasi pretende qualificar e ampliar ações de cunho técnico-pedagógico, com vistas a fortalecer a implementação da linha de cuidado da pessoa idosa no território, por meio da tele-educação e atividades de webpalestras, videoaulas e webreuniões.

Para saber mais sobre o TeleCreasi, visite https://telessaude.saude.ba.gov.br/telecreasi/

COMPARTILHE