O Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), centro de referência vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que atua na reabilitação da pessoa com deficiência (PCD). Compõe a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência do estado e é credenciado como Centro Especializado em Reabilitação III (CER III), pois oferta atendimento à PCD física, auditiva e intelectual. Realiza, também, concessão de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção (OPM) e bolsas de estomia.

Considerando que a rede de cuidados da pessoa com deficiência (RCPD) engloba a atenção básica (AB), atenção especializada em reabilitação e atenção hospitalar/urgência e emergência e que se faz necessário estabelecer linhas de cuidado para prevenção de agravos, bem como para a realização de encaminhamentos adequados, além de oportunizar o desenvolvimento do conceito social de deficiência e eliminação contínua de barreiras atitudinais, pessoais, físicas, dentre outras, o Cepred, em parceria com o Telessaúde, implantou o TeleCepred, ferramenta que utilizará a plataforma telessaúde para ofertar a teleconsultoria especializada e tele-educação para as três temáticas de reabilitação: física, auditiva e intelectual.

Para mais informações, o Protocolo Telecepred está disponível nessa página. Nesse documento encontra-se o projeto e seus objetivos, bem como orienta os profissionais da AB, CER e EUR, maternidades e hospitais públicos sobre os serviços oferecidos pelo Cepred e os procedimentos para solicitar a teleconsultoria especializada, esclarecemos que o preenchimento do Formulário de Encaminhamento para Admissão de Usuários no Cepred se torna obrigatório para a realização da teleconsultoria na plataforma, substituindo a necessidade de envio da documentação do paciente. 


Especialidades

  • Serviços de Reabilitação Física
  • Serviços de Reabilitação Auditiva
  • Serviços de Reabilitação Intelectual


Arquivos


Publicações