Regulação de consulta genética no SUS via Telessaúde é tema apresentado em trabalho no IX Simpósio de genética Médica do Huppes

Visando aprimorar e trocar conhecimentos na área de genética médica e afins e capacitar profissionais e estudantes, que estejam diretamente ligados no cuidado ao paciente e na educação médica, foi realizado no último dia 03 de dezembro de 2022, o IX Simpósio de genética Médica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos – Hupes.

O evento, que foi organizado pelo Serviço de Genética Médica do HUPES (SGM), teve como tema central “Avanços na atenção à saúde em doenças raras e genéticas” e ocorreu no auditório da ABM – Associação Bahiana de Medicina, em Salvador -BA.

Na programação, que contou com a presença de diversos especialistas que abordam a temática, o Núcleo Técnico Científico do Telessaúde Bahia participou como convidado. A telerreguladora de enfermagem do núcleo e doutoranda em Saúde, Gladys Reis, participou como palestrante na Mini-conferência ” Regulação de consulta genética no SUS – O Modelo de Teleconsultoria na Bahia“, apresentando, o ” Teleraras”, o serviço de teleconsultoria em doenças raras firmado com a UFBA,

Doença Rara (DR)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Doença Rara (DR) é toda aquela com prevalência inferior a 65:100.000 habitantes, sendo que aproximadamente 80% delas sejam de origem genética. No Brasil, foram aprovadas as Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os incentivos financeiros de custeio denominado Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras publicado na Portaria GM/MS nº 199/2014.

Em busca da ampliação da política das raras no estado da Bahia, o Telessaúde Bahia está oferecendo o serviço de teleconsultoria em genética denominada de TeleRaras para todos os municípios do estado da Bahia com a inclusão de agendamento com geneticista para os casos com critérios de encaminhamento. Este serviço busca ampliar a resolubilidade da atenção básica e a qualificação do acesso e do cuidado a pessoas com doenças raras.

Para conhecer mais sobre o Teleraras, acesse: https://telessaude.saude.ba.gov.br/teleraras/

COMPARTILHE