Que conduta adotar para o parceiro de uma gestante com sífilis que apresenta resultado de teste rápido para sífilis negativo?

Devido a possibilidade do parceiro estar no período da janela imunológica, deve ser realizado novo teste rápido após 03 semanas. O parceiro deve ser orientado a utilizar preservativos nas relações sexuais e sobre as manifestações clínicas da sífilis.

Os testes treponêmicos (Ex: os testes rápidos), detectam anticorpos contra antígenos do treponema e se tornam reagentes de forma mais rápida que os testes não treponêmicos (Ex: VDLR). Geralmente treponêmico se torna reagente com 1 a 3 semanas após o contágio, já os testes não treponêmicos podem demorar aproximadamente 4 a 5 semanas para se tornarem positivos.

Referência:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Medicina. Programa de Pós Graduação em Epidemiologia. TelessaúdeRS (TelessaúdeRS-UFRGS). TeleCondutas: sífilis: versão digital 2020. Porto Alegre: TelessaúdeRS-UFRGS, 10 mar. 2020 [atual. 15 dez. 2020]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/teleconsultoria/0800-644-6543/#telecondutas-0800. Acesso em: 12, Ago 2022.

Conteudista: Tárcio Freire – especialista em clínica médica médico residente de Medicina de Família e Comunidade (FESF/SUS) / CRM: 32.251

COMPARTILHE