Qual rotina de exames necessários para pessoa com diabetes mellitus?

A hiperglicemia sustentada na diabetes afeta de maneira significativa a saúde microvascular, podendo levar a retinopatia, nefropatia e neuropatia diabética. Além disso, sabe-se que complicações micro e macrovasculares também estão relacionados a condições metabólicas de outras patologias como obesidade, resistência insulínica e que quando presentes, devem aumentar a suspeição da doença.

Exames que rastrearão condições microvasculares e metabólicas, como por exemplo, avaliação da função renal, retina, acompanhamento do perfil glicêmico e perfil lipídico. (Glicemia de jejum e Hba1c; colesterol total, HDL e triglicerides; creatinina; fundoscopia; Exame de urina tipo 1 e, se necessário, microalbuminúria ou relação albumina/creatinina).

REFERÊNCIAS

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). Brasília: Ministério da Saúde, 2013:160p. (Acesso em 07 nov 2020) Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf

COMPARTILHE