Qual o melhor tratamento para a obesidade?

A obesidade é uma doença crônica, multifatorial que acomete 25% dos brasileiros e faz parte da vida profissional de todos que trabalham na área da saúde. Nesta doença, existe um desequilíbrio entre gasto energético e consumo, então o tratamento tem como principal objetivo promover déficit calórico.

O tratamento da obesidade envolve cinco pilares:

1) Acompanhamento  nutricional.

2) Prática de atividade física para promover maior gasto energético.

3) Terapia ( acompanhamento psicológico) para melhorar a adesão às modificações de estilo de vida.

4) Tratamento farmacológico, quando os  três itens anteriores são insuficientes.

5) Tratamento cirúrgico nos casos de obesidade grau 3(IMC maior ou igual a 40kg/ m2) ou obesidade grau 2(IMC entre 35 e 39,9kg/m2) com comorbidades, sem resposta satisfatória  após 2 anos de tratamento clínico com os 4 pilares anteriores.

Em estudos observacionais, diminuições de 5 a 10% de peso levaram a redução de comorbidades como doenças cardiovasculares e neoplasias, além de redução da mortalidade em geral.

O Tratamento não farmacológico e medicamentoso são complementares e devem ser individualizados, levando em consideração os  fatores que levaram ao ganho de peso e dificultam a sua perda. Essa associação aumenta o percentual de perda de peso, bem como contribui para manutenção do novo peso. Portanto, o enfoque multidisciplinar é fundamental para o sucesso do tratamento da obesidade.

Autora do texto:

Amana Brito de Matos – Médica endocrinologista CRM-BA 19757 – Formação Profissional UESC/ UFBA

Atua no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia- CEDEBA

Referências:

Guia prático em Obesidade/organização Maria Edna de Melo et al– 1.ed–São Paulo: Editora Clannad, 2023.

Associação Brasileira para o estudo da Obesidade e Síndorme Mtabólica. Diretrizes Brasileiras  de Obesidade 2016. 4.ed. São Paulo: Abeso;2016.

Halpern B, Mancini MC, de Melo ME, Lamonier RN, Moreira RO, Carra MK, et al. Proposal of an obesity classification based on weight history: an official document by the Bazilian Society of Endocrinology and Metabolism( SBEM) and the Brazilian Society for the Study of Obesity and Metabolic Syndrome(ABESO). Arch Endocrinol Metab. 2022; 66(2): 139-51.

COMPARTILHE