Qual a importância do uso do Sistema de Orientação ao Pé Diabético (SOPeD) no autocuidado da pessoa com pé diabético?

Os pés de um indivíduo com diabetes são o principal alvo de complicações biomecânicas que irão resultar na perda de mobilidade articular, fraqueza da musculatura do pé e perdas de sensibilidade. Todos estes fatores irão levar a uma piora na qualidade de vida da pessoa com diabetes, este que poderá ficar dependente de outras pessoas para realizar atividades simples do dia a dia; e, numa progressão mais avançada, caso não cuide atentamente da saúde dos pés, poderá ter úlceras que é um fator primordial para aumentar o risco de amputação.

A prática de exercícios específicos para os pés e tornozelos, focando nestas perdas articulares e musculares, podem prevenir o aparecimento destas desordens citadas. Tais exercícios visam prevenir que estas articulações e musculatura sejam afetadas pelo aparecimento da neuropatia diabética, que nada mais é do que a junção de todos estes sintomas e sinais.

A prevenção é a melhor modalidade terapêutica para a polineuropatia diabética. Ações preventivas, como exercícios específicos para o pé, são altamente recomendadas e podem reduzir o impacto da doença sobre a qualidade de vida da pessoa com diabetes. A realização de exercícios pode facilitar algumas atividades do dia a dia, como caminhar, subir e descer escadas, passar por obstáculos e superfícies instáveis. Dessa forma, o equilíbrio e a confiança da pessoa com pé diabético, em se movimentar, aumentam, pois melhoram os movimentos das articulações, função muscular e percepção do que está acontecendo com seus pés.

O Sistema de Orientação ao Pé Diabético (SoPeD)  resulta de uma linha de pesquisa do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana (LABIMPH) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvido com a intenção, por meio da utilização de  recursos interativos, de personalizar um programa de exercícios para os pés e tornozelos de pessoas com Diabetes Mellitus, considerando as condições de cada indivíduo. Além de facilitar a realização destes exercícios, o software dá o suporte para facilitar o autocuidado e a autoavaliação, a fim de promover a melhora da saúde dos pés.

O SoPeD possibilita a prevenção, tratamento e manutenção da saúde de pessoas com pé diabético ou que ainda não atingiram essa condição. A principal característica dessa ferramenta é permitir que, de acordo com a dificuldade enfrentada em cada exercício, o software consiga ajustar a dificuldade para a próxima realização de exercício, seguindo as possibilidades de cada pessoa. O SOPeD não substitui o tratamento dos profissionais de saúde, nem a necessidade de prática de atividade física regular. Os usuários do sistema devem continuar tomando as medicações receitadas e comparecendo às consultas e exames agendados. 

Qualquer pessoa com diabetes, tipo 1 ou 2, com ou sem neuropatia diabética, pode realizar os exercícios. No entanto, as pessoas que tiverem sintomas, como: feridas abertas, úlceras, saídas de líquido, pus, infecções ou dores intensas (exemplo: artrose, artrite reumatoide etc.), não deverão fazer os exercícios e precisam procurar atendimento médico de forma imediata.

No site da SOPeD está disponibilizada uma cartilha detalhada com todas as etapas do sistema, proporcionando, de forma gratuita e online, um programa de exercícios personalizados, autoavaliações e notificação para a realização de exercícios via e-mail. O site possibilita que a pessoa possa tirar as suas dúvidas com os especialistas, acompanhando sua evolução e trocar experiências com outros usuários.

O programa também pode ser acessado por aplicativo; sendo indicada a realização de quatro passos para o uso ideal da ferramenta, listadas abaixo.

  1. Preencher o formulário de dados pessoais 
  2. Responder ao questionário de autoavaliação:
    1. os questionários de autoavaliação são fundamentais para acompanhar o estado de saúde dos pés. Além disso, os exercícios são liberados somente após a conclusão da autoavaliação. É por meio dela que se verifica se a pessoa interessada dispõe de condições para realizar os exercícios aqui propostos e não tem nenhum fator de risco claro para úlceras.
  3. Iniciar os exercícios:
    1. caso a pessoa esteja apta a realizar os exercícios disponibilizados no software, ela pode começar a usufruir a dinâmica proposta pelo app e software. Este jogo inclui exercícios específicos para os pés.
  4. Acompanhar a sua evolução:
    1. todas as avaliações ficam disponíveis no painel do software, facilitando o acompanhamento da evolução. É possível ainda acompanhar todas as atividades realizadas por meio da linha do tempo.

Texto

Débora Angeli – Endocrinologista CEDEBA – Cremeb 9582 RQE 9857.

Contato: Rua Cipotânea 51, Cidade Universitária, São Paulo – SP / +55 (11) 3091-8426   / contato@soped.com.br / https://www.soped.com.br/index.php.

Referências

https://www.soped.com.br/files/Verissimo_Cartilha_2021_ISBN.pdf

Sartor, C.D., Watari, R., Pássaro, A.C. et al. Effects of a combined strengthening, stretching and functional training program versus usual-care on gait biomechanics and foot function for diabetic neuropathy: a randomized controlled trial. BMC Musculoskelet Disord 13, 36 (2012). https://doi.org/10.1186/1471-2474-13-36

Sartor, C.D.. Influência da intervenção cinesioterapêutica em tornozelo e pé na biomecânica da marcha de diabéticos neuropatas: um ensaio clínico randomizado. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) – Faculdade de Medicina, University of São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.5.2013.tde-01082013-145303. Acesso em: 2022-06-28.

Sartor, C.D., Hasue, R.H., Cacciari, L.P. et al. Effects of strengthening, stretching and functional training on foot function in patients with diabetic neuropathy: results of a randomized controlled trial. BMC Musculoskelet Disord 15, 137 (2014). https://doi.org/10.1186/1471-2474-15-137

Sacco IC, Sartor CD. From treatment to preventive actions: improving function in patients with diabetic polyneuropathy. Diabetes Metab Res Rev. 2016 Jan;32 Suppl 1:206-12. doi: 10.1002/dmrr.2737. PMID: 26452065.

COMPARTILHE