Qual a importância de avaliação do TSH na avaliação diagnóstica de nódulos tireoidianos? 

Alguns nódulos em tireoide podem passar a ter um função autônoma na secreção de hormônios tireoidianos, levando a hipertireoidismo clínico ou subclínico. Ocorre com maior frequência em nódulos volumosos e com longo tempo de surgimento. Esta autonomia é confirmada pela observação de hipercaptação na área do nódulo em exame de cintilografia de tireoide. Os tratamentos de escolha dos nódulos hiperfuncionantes são cirúrgico ou terapia abalativa com radiodo.  

A dosagem do TSH é necessária na avaliação inicial de pessoas com nódulo em tireoide. O acompanhamento com endocrinologista é indicado na presença de TSH baixo, sendo critério para  matrícula no CEDEBA.

Autor: Roberta Lordelo Lobo, Médica Endocrinologista, atua na CODAR/CEDEBA 

Referências


2015 American Thyroid Association Management Guidelines for Adult Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer: The American Thyroid Association Guidelines Task Force on Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer Haugen, Alexander, et al., Thyroid. Jan 2016, 26(1): 1-133. 1.

Protocolo Nódulos de Tireóide da Teleconsultoria Especailaizada (TELECEDEBA) – https://telessaude.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/20220912-TeleCedeba-Nodulo-de-Tireoide.pdf 

COMPARTILHE