Quais são os requisitos e qual o processo para doação de leite humano?

Para se tornar uma doadora de leite humano é necessário que sejam nutrizes sadias com secreção lática superior às exigências de seu filho e que a doação seja feita por espontânea vontade.

Na entrevista para primeira doação, deverá ser preenchido um formulário com dados sobre o pré-natal e respectivos resultados de exames (VDRL, HbsAg, FTAabs, HIV, HTLV, hemograma. Além de história de intercorrências na gestação, tabagismo, uso de medicações e drogas. A doação pode não ser autorizada caso faça uso de medicações incompatíveis ou abuso de drogas.

A nutriz considerada sadia para doação, após a certificação do preenchimento dos requisitos, tem agendada a data da coleta do leite, de acordo com a rota estabelecida pelo banco de leite para coleta domiciliar ou para a captação direta na unidade doadora. 

A doadora deverá receber informações sobre boas práticas de manipulação do leite humano ordenhado (Norma Técnica – 16.18 – Ordenha: Procedimentos Higiênico-sanitários) para efetuar a primeira coleta domiciliar do leite. 

Para maiores dúvidas acesse:

https://rblh.fiocruz.br/normas-tecnicas-e-manuais

https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/116/ministrio_da_sade.pdf

Referências

1- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH – Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano. BLH-IFF/NT- 09.18 . Doadoras: Triagem, Seleção e Acompanhamento. Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano – Instituto Fernandes Figueira / Fundação Oswaldo Cruz / Ministério da Saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/usuario/78/nt_09.11_doadoras_triagem_selec._acomp-1.pdf

2-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança : orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/pnaisc/

COMPARTILHE