Quais orientações os profissionais da saúde, principalmente o Agente Comunitário de Saúde (ACS), podem passar à pessoa com diagnóstico de fibromialgia?

Considerada uma das condições clínicas reumatológicas mais frequentes, a fibromialgia (FM) é uma doença crônica que causa dor por todo corpo. Afeta os tendões, músculos e ligamentos, resultando em fadiga, dores difusas e sensibilidade aumentada à dor. (1) Apesar de qualquer pessoa poder desenvolver a doença, esta afeta mais mulheres que homens. A maioria dos casos ocorre com idade entre 35 a 60 anos, mas pode afetar idosos e crianças. (1)(2) Não há cura para a fibromialgia, por este motivo o tratamento busca o alívio dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida. Pode ser tratada com uma combinação de terapias complementares (acupuntura, auriculoterapia, ventosa…), medicamentos e mudanças no estilo de vida. (3) O ACS tem um papel importante no manejo da pessoa com fibromialgia, especialmente a respeito de estimular a pessoa com a doença a procurar a Unidade de Saúde da Família para atendimento médico, além de ajudar o paciente nas mudanças de seu estilo de vida (2)(3), como a pratica de atividade física, pois a fadiga, um dos principais sintomas da fibromialgia, deixa o paciente muito cansado e incapaz de realizar exercícios físicos. O ACS, pode, juntamente com o médico ou o fisioterapeuta do NASF, criar um programa de exercícios personalizado para ajudar a reduzir a dor, melhorando a disposição e regularizando o sono. (4) Pode orientar os exercícios leves, tais quais o alongamento, a hidroginástica, a caminhadas e andar de bicicleta. (3)(4) O ACS pode ajudar a criar um grupo no território para convivência de pessoas com fibromialgia ou que sofrem de outras dores crônicas. 

Por: Adriele Taiane dos Santos Souza- Médica residente em Medicina de Família e Comunidade (FESF/SUS)

(1) Fibromyalgia [Internet]. England: NHS Choices. 2008 [updated 2008 Jul 10; cited 2010 Feb 8]. Disponível em: http://www.nhs.uk/Conditions/Fibromyalgia/Pages/Introduction.aspx Acesso em: 13 fevereiro 2023.

(2) Heymann RE. Consenso brasileiro do tratamento da fibromialgia. Revista Brasileira de Reumatologia. 2010;50(1):55-6.

(3) Braz, A. de S., Paula, A. P. de ., Diniz, M. de F. F. M., & Almeida, R. N. de .. (2011). Uso da terapia não farmacológica, medicina alternativa e complementar na fibromialgia. Revista Brasileira De Reumatologia, 51(Rev. Bras. Reumatol., 2011 51(3)).

(4) Bueno, R. C., Abreu, M. F., Pires, G. N., & Roger-Silva, D. (2012). Exercício físico e fibromialgia/Physical exercise and fibromyalgia. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 20(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/631

COMPARTILHE