Quais exames solicitar após tratamento de um paciente com sífilis adquirida?

Para o seguimento dos pacientes adequadamente tratados para sífilis adquirida, devem ser realizados os testes sorológicos não treponêmicos (ex: VDRL/RPR). O intervalo da repetição do exame deve ser a cada 3 meses, até o 12º mês de acompanhamento do paciente (3, 6, 9 e 12 meses); com exceção de gestantes, que devem realizar o exame mensalmente para monitoramento do controle da doença. (1)

O monitoramento deve ser realizado com teste não treponêmico (VDRL/RPR-Teste de Reagina Plasmático Rápido), de preferência o mesmo método realizado ao diagnóstico.

A pessoa tratada com sucesso, pode ser dispensada após um ano de seguimento pós-tratamento. Constitui-se como resposta imunológica esperada aos testes não-treponêmicos: queda na titulação em duas diluições em até seis meses para sífilis recente e queda na titulação em duas diluições em até 12 meses para sífilis tardia. (1)

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 211 p.: il. Modo de acesso: World Wide Web: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_clinico_atecao_integral_ist.pdf ISBN 978-65-5993-276-4

COMPARTILHE