Quais as recomendações atuais sobre o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) na prevenção primária de eventos cardiovasculares?

O uso de AAS para a prevenção primária de eventos cardiovasculares, ou seja, naqueles indivíduos sem doenças cardiovasculares conhecidas ou sem sinais ou sintomas destas, deve ser individualizado, levando em consideração fatores como idade, risco cardiovascular e risco de sangramento.

A última recomendação da US Preventive Service Task Force, de abril de 2022, considera que, em indivíduos de 40 a 59 anos, com risco cardiovascular igual ou maior que 10% nos próximos 10 anos, o uso de doses baixas de AAS (75 – 100mg) traz pouco benefício. A decisão de iniciar o medicamento deve ser individualizada, levando em consideração que usuários com baixo risco de sangramentos e dispostos a fazer uso da medicação diariamente são mais propensos a se beneficiar (grau de recomendação C).

Já em indivíduos com 60 anos ou mais, é desencorajado que se inicie o uso de AAS para prevenção cardiovascular primária, não trazendo benefícios (grau de recomendação D).

Nos pacientes elegíveis para o uso, os benefícios se tornam menores com o avançar da idade, devendo ser considerada a interrupção por volta dos 75 anos de idade.

A maior preocupação está no fato de que a chamada aspirina aumenta o risco de sangramento gastrointestinal, sangramento intracraniano e acidente vascular encefálico hemorrágico, especialmente em pacientes com histórico de úlceras gastrointestinais, sangramento recente, outras condições médicas ou uso de medicamentos que aumentam o risco de sangramento, a exemplo de anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroidais.  A magnitude dos danos, em geral, é pequena, mas aumenta em grupos etários mais velhos, particularmente em adultos com mais de 60 anos. Por isso, é recomendado o início do uso em idades menores (>40 anos) e em indivíduos com maiores riscos cardiovasculares (>15 ou >20%).

REFERÊNCIAS

1. Davidson  KW et al. Aspirin use to prevent cardiovascular disease. US preventive services task force recommendation statement. Clinical review and education. 2022; 327 (16). Disponível em https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/uspstf/recommendation/aspirin-to-prevent-cardiovascular-disease-preventive-medication

2.Precoma DB, Oliveira GMM. Atualização da diretriz de prevenção cardiovascular da sociedade brasileira de cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia; 2019. Disponível em http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/aop/2019/aop-diretriz-prevencao-cardiovascular-portugues.pdf

COMPARTILHE